Joaquim Alessi
O “Trem da História” vai chegando à nova estação da Estância de Ribeirão Pires.
Está aberto o edital de seleção pública para conhecer-se o melhor projeto comercial para aliar turismo, cultura, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Está tudo nos trilhos, e a iniciativa busca, em primeiro lugar, propostas inovadoras para transformar o espaço em novo ponto de convivência da cidade.
Na noitinha desta quarta-feira (12.11), o prefeito, Guto Volpi, lançou, portanto, o Edital de Concurso nº 001/2025.
Ele objetiva selecionar, acima de tudo, o melhor projeto para a implantação, administração e operação comercial do antigo vagão de trem da série 2100, da CPTM, instalado na área pública da Pista de Skate, na Avenida Francisco Monteiro.
O lançamento teve como palco a histórica composição, com cerimônia cultural, presença de empresários e gestores da municipalidade.
O edital estará aberto, além disso, para inscrições até 8 de janeiro de 2026.
Novo passo da Locomotiva do ABCD
O prefeito, Guto Volpi, afirmou, por exemplo, que a abertura do concurso representa novo passo na revitalização dos espaços públicos.
“Esse projeto une história e modernidade, preserva o passado ferroviário da cidade e cria um novo atrativo para moradores e visitantes. Queremos que o vagão se torne um símbolo de criatividade e empreendedorismo local”, afirmou, em resumo.
A iniciativa faz parte das ações de valorização do patrimônio histórico e turístico do município, aliando preservação, inovação e fomento à economia local.
O concurso premiará a proposta mais criativa e tecnicamente viável para revitalizar e dar nova vida ao vagão.
A mesma poderá abrigar serviços de alimentação, arte, cultura ou lazer, em conformidade com as normas urbanísticas, ambientais e sanitárias.
Segundo o edital, o projeto deverá prever a adequação física e funcional do espaço, instalação de mobiliário e equipamentos.
Além disso, ações de sustentabilidade, gestão operacional e promoção de atividades que estimulem o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade.
As propostas serão avaliadas com base em critérios técnicos e objetivos, definidos no edital.
Eles incluem adequação técnica e funcional da proposta, retorno econômico, impacto turístico, cultural e social, plano de manutenção e operação e contrapartidas oferecidas ao município.
Cada item terá peso específico na pontuação final, assegurando julgamento transparente e alinhado ao interesse público.
A seleção será conduzida por uma Comissão de Avaliação composta por representantes das secretarias de Turismo, Obras, Finanças e Cultura, além de técnicos convidados e membros da ACIARP e do CREA-RP, garantindo lisura e transparência ao processo. O edital completo pode ser consultado no portal oficial da Prefeitura de Ribeirão Pires.
