Objetos foram achados no Parque do Pedroso durante ação de limpeza realizada neste sábado; prática é ilegal e se enquadra como crime ambiental
A pesca e o nado no Parque do Pedroso são proibidos desde a década de 1990, quando o local se tornou uma Unidade de Conservação.
Apesar disso, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) encontrou neste sábado (27.03) quatro equipamentos para capturar peixes, o que é crime ambiental.
A descoberta, em suma, foi feita durante ação de limpeza para remover resíduos às margens e de dentro do lago do parque.
Alguns dos objetos encontrados são conhecidos, em primeiro lugarm como ‘linhada de pesca’.
Em um dos casos, havia, além disso, um frasco de desodorante vazio com fio e anzol.
O descarte irregular de resíduos na Unidade de Conservação Parque do Pedroso é, portanto, um crime ambiental gravíssimo.
Só neste sábado, funcionários do Semasa removeram dez sacos de 50 litros com diversos materiais, dentre eles garrafas PET, roupas, sacos com alimentos e vários plásticos. Também foi encontrado um pneu na região da represa.
Quem for pego em flagrante cometendo tais infrações pode receber multa no valor de até 500 FMPs (Fator Monetário Padrão), equivalente a R$ 2.146,25.
Além disso, a pessoa tem os equipamentos apreendidos e é conduzida à unidade policial mais próxima.
A população pode e deve denunciar por meio do site, Facebook e WhatsApp do Semasa (número 4433-9300).