Mesmo com chuva, o público prestigiou, em primeiro lugar, a abertura do evento promovido pela Prefeitura; festa continua neste domingo (19), a partir de 12h
Nem mesmo a chuva desanimou o público que participou neste sábado (18.10), portanto, da abertura da 3ª Festa Italiana Solidária de Ribeirão Pires.
No Paço Municipal e nas ruas centrais, a festa celebrou, em suma, a tradição italiana com boa música, solidariedade e verdadeira viagem gastronômica.
O grupo Finestra Del Cuore animou, acima de tudo, o primeiro dia de festa em grande estilo.
Levou o público, além disso, a cantar junto clássicos italianos e sucessos populares, em clima de alegria e confraternização.
Além das apresentações culturais e intervenções temáticas como as Estátuas Vivas, Máfia Italiana e Memórias da Imigração, a gastronomia foi o ponto alto da festa.
As 17 entidades sociais participantes contribuíram com uma rica variedade de receitas que unem sabor e solidariedade.
Entre os destaques, capeletti com molhos variados (Rotary Club), penne com polpetone e gelato (Instituto Dias Melhores), polenta e frango frito (Paróquia Sant’Anna), macarronada com frango (Paróquia Nossa Senhora de Fátima), canoli e lanche de mortadela (Kaikan) e os deliciosos rondelli da Associação Tornar e Brotar.
“É a terceira vez que participamos da Festa Italiana, e a cada edição ela se torna mais especial. Além de divulgar nosso trabalho, a renda nos ajuda a manter as oficinas e atividades com as crianças. É um momento de união, de alegria e de partilha com toda a cidade”, destacou Alex Pereira, da Associação Tornar e Brotar.
Comércio ativo
Os comércios locais também participam ativamente, oferecendo pratos típicos como ravioli de muçarela de búfala com molho basílico (Canoa Quebrada), macarrão na panela de queijo (Reunião dos Sabores), canelone e rondelle recheados (Lev Massa), fogazzas (Bella Fogazza) e polenta com frango frito (O Rei do Sabor), além de doces tradicionais como palha italiana e panacota.
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, também ressaltou o sucesso da primeira noite e o envolvimento da comunidade.
“Mesmo com chuva, o público compareceu e mostrou o quanto a Festa Italiana já faz parte da nossa identidade cultural. É um evento que une famílias, resgata tradições e fortalece o trabalho das entidades sociais e o comércio da cidade”, afirmou o chefe do Executivo.
A Festa Italiana Solidária continua, da mesma forma, neste domingo (19.10), das 12h às 22h.
Tem programação no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288) e nas ruas da região central, onde os comércios locais seguem, por exemplo, servindo pratos típicos com opções para o almoço de domingo em família.
A programação cultural inclui diversas apresentações e, em conclusão, o show especial com Fred Rovella, que promete animar o público com grandes clássicos da música italiana.
