Gilvan entrega ao Jardim Santo André a Praça Lamartine, que ficou de babar!

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Vista aérea da Praça Lamartine, revitalizada no Jardim Santo André. Fotos: Alex Cavanha/PMSA e Renato Silva/PMSA

Joaquim Alessi

Sinceramente, nem sei se o nome de Praça é mesmo em homenagem ao grande Mestre da MPB e do Choro Lamartine Babo, mas não perco o trocadilho por nada: ficou mesmo de babar!

Mais que um trocadilho, portanto, uma constatação.

Ao ver a foto por drone, a exclamação, em primeiro lugar, e inevitável! Que espetáculo.

O gramado, apesar de sintético, remete imediatamente a Lamartine Babo, compositor dos mais lindos hinos de clubes do futebol.

Torcedor do famoso Ameriquinha, compôs em 1949 os hinos (não-oficiais) dos 11 clubes do campeonato carioca.

Assim, sob o patrocínio do programa de rádio Trem da Alegria, que lançou LPs de cada um dos clubes, ele fez esse trabalho magistral.

Num único dia compôs os famosos hinos dos seis maiores e mais tradicionais times do Rio: o primeiríssimo de seu coração, América, e depois Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo e Bangu.

Mas a reportagem é sobre mais um gol de placa do prefeito, Gilvan Ferreira.

Transformou, em primeiro lugar, a área, que passou por profunda modernização.

Ganhou, acima de tudo, quadra de grama sintética e quadra poliesportiva, entre outras estruturas em prol do esporte e lazer da população

Assim, a população do Jardim Santo André recebeu de volta neste sábado (11.10) uma área de esporte, lazer e convivência totalmente modernizada.

Clima de festa

A entrega da renovada Praça Lamartine aconteceu em clima de festa neste sábado, com a presença do prefeito, Gilvan Ferreira, e outras autoridades, em meio a moradores e muitas crianças, que puderam aproveitar a estrutura do programa Mais Lazer para se divertir ainda mais: além das estruturas renovadas, o espaçou tinha brinquedos infláveis, jogos, mini quadras, recreadores e música.

“Alegria em ver tantas crianças e moradores prestigiando essa entrega. Seguiremos trazendo cada vez mais transformação social e urbana para a nossa cidade”, destacou Gilvan.

Prefeito bate pênalti na inauguração

Com investimento de R$ 2,4 milhões, foram implantados na praça uma quadra de futebol de gramado sintético (com medida 20 m x 30 m) e uma quadra poliesportiva.

Dispõe ainda de playground, academia ao ar livre, áreas de convivência e descanso e equipamentos para pets.

Foi efetuada ainda a qualificação da área verde, com o aumento da área permeável e plantio de árvores nativas e outros elementos, contando com a contribuição do Viveiro Municipal.

Todo o espaço conta ainda com nova iluminação de LED, para utilização inclusive no período noturno.

“Nossa equipe segue dedicada para que todos os projetos que temos aqui na região avancem, construindo uma Santo André melhor, com olhar no futuro”, completou o prefeito.

“Chegamos à entrega da primeira fase das obras, aproximando ainda mais os moradores da Prefeitura de Santo André. Este é só o começo, pois temos ainda mais a fazer nesta área. Esperamos que cuidem com muito carinho deste espaço”, pontuou secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.

Aprovação

Aos 65 anos, Maria Antônia Fernandes reside no bairro há três décadas.

“Moro em frente à praça e acompanhei como tudo se transformou por completo. Está lindo. Foi um grande presente e nossas crianças vão aproveitar bastante”, contou.

O marido da dona Maria, José Ivair Domingues, concordou.

“Estou torcendo para que destas quadras saiam muitos atletas”, projetou.

Floresta urbana

Uma parceria entre a Prefeitura de Santo André e o Ministério das Cidades, que conta com apoio técnico e financeiro da agência alemã GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), está revitalizando a área ao lado da Praça Lamartine para implantação de uma floresta urbana.

Com aporte inicial de 65 mil euros, já foi construído um espaço multiuso (sob a arquibancada do campo society) para elaboração de oficinas de educação ambiental, viveiros e outros tipos de atividades.

Em ação recente, o prefeito, Gilvan Ferreira, plantou a primeira árvore da área (um pé de cambuci).

Na sequência, outras espécies arbóreas também foram plantadas.

A ideia do projeto é combinar lazer, preservação e educação ambiental, evitando que o local volte a sofrer com ocupações irregulares.

Para a realização do projeto, a Prefeitura se responsabilizou pela retirada de 69 moradias que estavam em situação de risco e despejavam esgoto irregularmente no Córrego Lamartine. As famílias estão sendo atendidas pelo aluguel social e foram cadastradas para atendimento habitacional definitivo.

A administração andreense também é responsável pela limpeza, movimentação de terra e retaludamento da área, além da renaturalização do Córrego Lamartine, implantação da Agrofloresta, criação de uma horta comunitária e também de áreas de convivência e contemplação nas áreas ao redor do curso d’água.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu