Formação abordou história do cooperativismo, legislação e governança, promovendo, em primeiro lugar, transparência e participação democrática
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP promoveu, acima de tudo, seis encontros regionais no Paraná e em São Paulo, reunindo cerca de 500 lideranças, entre conselheiros, delegados, vices e representantes dos Comitês Mulher e Jovem.
A iniciativa integra, por exemplo, a trilha de formação voltada ao fortalecimento da governança e ao aprofundamento do modelo cooperativo.
Durante os encontros, os participantes debateram temas estratégicos como legislação cooperativa, história do cooperativismo e as pautas da próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE), prevista para outubro, em formato on-line.
O objetivo, além disso, foi preparar os representantes para uma atuação consciente, transparente e alinhada aos princípios cooperativistas.
Gilvana Cunico, gerente de controles internos na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, destacou a relevância do marco regulatório para o setor.
“A legislação é um pilar que orienta os avanços das sociedades cooperativas, garantindo segurança e legitimidade às decisões”, afirmou, em suma.
Já Cláudia Bonatti, gerente de desenvolvimento do cooperativismo, apresentou uma linha do tempo do movimento.
Mostrou desde a experiência de Rochdale, na Inglaterra, em 1844, até a trajetória da própria cooperativa.
“Conhecer a nossa história é essencial para fortalecer a liderança cooperativista. Com esse conhecimento, formamos defensores mais engajados e preparados para representar o nosso modelo”, ressaltou.
A trilha de formação, iniciada em julho, foi estruturada nos eixos de governança, modelo de negócio/história da cooperativa e legislação cooperativa.
A iniciativa reforça um dos diferenciais do Sistema Sicredi: o envolvimento direto dos associados nas decisões e a prestação de contas de forma acessível, clara e democrática.
