A integração entre o Smart Sanca e a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul resultou, em primeiro lugar, em mais uma prisão em flagrante nesta terça-feira (23.09).
A ação foi desencadeada, por exemplo, após o sistema de inteligência identificar uma motocicleta suspeita de ser utilizada no chamado golpe da maquininha de cartão, prática criminosa que já fez vítimas em diversas cidades.
Com a informação transmitida em tempo real pelo Smart Sanca, equipes da GCM iniciaram patrulhamento.
Ele localizaram o veículo, portanto, na Avenida Goiás.
Durante a tentativa de abordagem, o condutor desobedeceu à ordem de parada, fugindo em alta velocidade.
Transitou pela contramão e até sobre calçadas, colocando pedestres e motoristas em risco. No trajeto, ainda descartou uma mochila.
A fuga terminou na Avenida do Estado, quando perdeu o controle da motocicleta e caiu.
Conduzido ao 1º DP de São Caetano, foi constatado que a motocicleta possuía placa adulterada e havia sido furtada em Minas Gerais. O suspeito também confessou que pretendia aplicar um novo golpe na região no momento da abordagem. Ele foi autuado pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, receptação e estelionato.
O golpe do presente de aniversário, como é conhecido, consiste em criminosos que abordam vítimas alegando entregar flores, bolos ou presentes, mas exigem o pagamento de uma suposta taxa de entrega. O valor é cobrado em maquininhas adulteradas ou usado para clonar cartões, gerando prejuízos financeiros adicionais.
A ocorrência contou, em conclusão, com apoio de diversas equipes especializadas da GCM, entre elas ROTAM, ROMU e Canil, que garantiram a eficácia da operação.
