Ferramenta digital inédita usa IA para cruzar interesses de marcas e projetos culturais,agilizando a captação e ampliando o alcance das leis de incentivo.
Com o propósito de romper com a burocracia e a concentração de recursos no setor cultural, a Thera surge como uma nova plataforma que conecta empresas e produtores de forma ágil, transparente e personalizada. A ferramenta facilita o encontro entre marcas e projetos culturais, sociais e esportivos incentivados, com curadoria criteriosa e contrapartidas bem executadas.
Os produtores cadastram seus projetos, empresas filtram conforme seus interesses e a Thera agiliza o processo de captação, tornando mais acessível o que a legislação já permite por meio das leis de incentivo fiscal. O sistema atua como um verdadeiro “Tinder dos projetos”, garantindo que os encontros entre marcas e iniciativas não sejam aleatórios, mas alinhados por valores, localização, faixas de investimento e impacto desejado.
Inquietação
Por trás da Thera estão Darla Bahia e Denan Pettmant, profissionais com ampla experiência no mercado cultural e na gestão de projetos incentivados e empresas.
A ideia nasceu de uma inquietação. “Estamos falando de um mercado que movimenta bilhões de reais por ano, construído por meio das leis de incentivo, mas que permanece adormecido. Menos de 5% do seu potencial de captação é explorado hoje. A Thera surgiu para injetar novas ideias, projetos e profissionais nesse ecossistema”, afirma Denan.
Para Darla, a plataforma preenche lacunas históricas: “Hoje falta informação e orientação com clareza para as empresas e para os proponentes. A Thera traz conexão, apoio e segurança jurídica, atraindo novas empresas ao universo do patrocínio cultural e social”.
Estrutura completa
A Thera oferece uma estrutura completa para a jornada de captação: ferramentas de matchmaking com IA, análise de dados em tempo real, recomendações de leis aplicáveis e auditoria de contrapartidas. Além disso, proponentes têm controle sobre seus projetos, podendo negociar diretamente com marcas por meio de chats seguros e reuniões agendadas na própria plataforma.
“Acreditamos que a descentralização dos patrocínios irá fortalecer a cultura criativa local e promover inclusão social em todas as regiões do país. O marketing cultural não custa nada para as empresas, pois é abatido integralmente nos impostos tanto federais quanto estaduais e municipais. É uma forma inteligente de transformar vidas e ainda fortalecer marcas”, resume Denan.
A plataforma busca facilitar o contato direto entre projetos culturais e sociais e marcas interessadas em investir via leis de incentivo, promovendo eficiência e transparência no processo de patrocínio.
Mais informações, em conclusão, em @theracultural e no site https://www.theracultural.com
