Planta pioneira no Polo Petroquímico de Capuava reforça, portanto, legado industrial, inovação e compromisso com a sustentabilidade
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, celebra neste mês, em primeiro lugar, os 53 anos de operação da unidade de Polietilenos PE7, em Santo André, no Polo Petroquímico do ABCD, em Capuava.
Desde a inauguração, em 1972, a PE7 tem desempenhado, acima de tudo, papel fundamental no desenvolvimento da indústria química brasileira.
Consolidando-se, por exemplo, como um centro estratégico na produção de polietilenos de alta e baixa densidade.
Além disso, matérias-primas essenciais a diversos produtos, como embalagens, filmes plásticos, tubos, produtos de higiene, alimentos e componentes automotivos.
Ao longo de mais de cinco décadas, a unidade passou, em suma, por modernizações.
Incorporou tecnologias avançadas, automação de processos e sistemas robustos de segurança e eficiência energética.
Tais melhorias permitiram à Braskem atender à crescente demanda do mercado e fortalecer sua posição na cadeia produtiva nacional.
Sempre mantendo a unidade como referência em operação segura e confiável.
Papel estratégico
A PE7 também desempenha papel estratégico na economia local, gerando cerca de 260 empregos diretos e terceirizados, além de de postos indiretos no ABCD.
A unidade investe em capacitação profissional e desenvolvimento social, promovendo oportunidades de crescimento para seus integrantes e parceiros.
A sustentabilidade é um dos pilares da unidade.
Em 2017, a PE7 implementou um sistema de reúso de água e tratamento de efluentes, com circuito fechado que evita impactos ao rio Tamanduateí.
A planta também mantém parcerias com universidades e instituições de pesquisa, promovendo inovação e práticas alinhadas à economia circular, refletindo o compromisso da Braskem com a redução de impactos ambientais e uso eficiente de recursos.
“A PE7 representa mais de cinco décadas de história, inovação e compromisso com a sustentabilidade. Continuamos investindo em tecnologia, segurança e no desenvolvimento das pessoas, com o objetivo de manter a unidade como referência para o setor químico e para a comunidade do ABCD”, afirma Ivete Silva de Jesus, gerente industrial da unidade.
A celebração dos 53 anos da PE7 reforça, além disso, a importância histórica e estratégica da unidade.
Afinal, ela consolida seu papel como referência em tecnologia, segurança, sustentabilidade e desenvolvimento industrial para Santo André e todo o ABCD.
