Casa da Palavra Mário Quintana recebe circuito de batalha de poesia

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
Araújo Paz, do coletivo “Álbum de Rua”, ativo desde 2018/Divulgação

Primeiro encontro do “Slam Fya” acontece, portanto, nesta sexta (20.06), às 19h; para participar é preciso chegar com meia hora de antecedência

A Casa da Palavra Mário Quintana, no Centro de Santo André, vai ser campo, em primeiro lugar, de uma batalha de poesia nesta sexta-feira (20).

A partir das 19h, o espaço recebe, acima de tudo, os primeiros dos quatro encontros que compõem o “Slam Fya”.

Trata-se de um circuito de poesia falada criado com o propósito de unificar o movimento literário na cidade, reunindo poetas, poetisas, MCs e escritores.

Cada edição terá, por exemplo, vagas para oito participantes que deverão se inscrever gratuitamente 30 minutos antes do início do slam.

A atividade, além disso, é gratuita e aberta ao público.

Muito difundido entre os jovens por ser visto como um espaço de resistência e expressão, o slam reúne poetas que declamam versos para o público, que atua como jurado e escolhe um vencedor.

Casa da Palavra. Foto: Alex Cavanha/PMSA

A força e o poder da palavra

Segundo o idealizador do projeto “Slam Fya”, o MC e Slammer Araújo Paz, a força e o poder da palavra, matéria-prima dos poetas, é o que desenvolveu o nome “Fya”, uma expressão rastafári que significa fogo. Rastafári é um movimento religioso e sociocultural que surgiu na Jamaica na década de 1930, entre descendentes de africanos escravizados.

Araújo Paz é representante do coletivo “Álbum de Rua”, que está ativo desde 2018 desenvolvendo atividades de batalhas de rima como “Fluxo de Favela” e “Sarau de Rua”.

No intervalo entre as batalhas, haverá apresentação do DJ Roots Zion SS, com som reggae, e apresentação da cantora Ayiosha. Com referências do hip hop, rap, samba e MPB, Ayiosha trabalha com a palavra rimada e a poesia urbana.

As próximas edições do circuito Slam Fya vão acontecer na Casa da Palavra, nos dias 18 de julho e 15 de agosto, sempre às sextas-feiras, às 19h. O último encontro ainda não está com a data definida.

O projeto é realizado, em conclusão, via projeto Okupa Cultura, que disponibiliza espaços culturais de uso gratuito para iniciativas de produtores de cultura da cidade.

Serviço – Circuito de poesia “Slam Fya”

Data: 20/06 (sexta-feira), às 19h

Local: Casa da Palavra Mário Quintana

Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André
Fotos: Alex Cavanha/PMSA e Divulgação

You may also read!

GCM de Diadema prende foragido da justiça durante investigação de crime ambiental

Caso ocorreu no bairro Eldorado, onde os agentes constataram diversas irregularidades ambientais, como desmatamento e depósito irregular de resíduos A

Read More...

Auxiliar de limpeza participa de exposição Mentorias com fotos artísticas do Paço de Santo André

Mostra chega à última semana no Salão de Exposições Um olhar capaz de transformar em arte ângulos de um Paço

Read More...

CarnaCultura encerra programação de Carnaval em Ribeirão Pires neste domingo (22.02)

Evento gratuito reúne atrações culturais e musicais para toda a família no Parque Luiz Carlos Grecco, marcando o fechamento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu