Casa da Palavra Mário Quintana recebe circuito de batalha de poesia

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
Araújo Paz, do coletivo “Álbum de Rua”, ativo desde 2018/Divulgação

Primeiro encontro do “Slam Fya” acontece, portanto, nesta sexta (20.06), às 19h; para participar é preciso chegar com meia hora de antecedência

A Casa da Palavra Mário Quintana, no Centro de Santo André, vai ser campo, em primeiro lugar, de uma batalha de poesia nesta sexta-feira (20).

A partir das 19h, o espaço recebe, acima de tudo, os primeiros dos quatro encontros que compõem o “Slam Fya”.

Trata-se de um circuito de poesia falada criado com o propósito de unificar o movimento literário na cidade, reunindo poetas, poetisas, MCs e escritores.

Cada edição terá, por exemplo, vagas para oito participantes que deverão se inscrever gratuitamente 30 minutos antes do início do slam.

A atividade, além disso, é gratuita e aberta ao público.

Muito difundido entre os jovens por ser visto como um espaço de resistência e expressão, o slam reúne poetas que declamam versos para o público, que atua como jurado e escolhe um vencedor.

Casa da Palavra. Foto: Alex Cavanha/PMSA

A força e o poder da palavra

Segundo o idealizador do projeto “Slam Fya”, o MC e Slammer Araújo Paz, a força e o poder da palavra, matéria-prima dos poetas, é o que desenvolveu o nome “Fya”, uma expressão rastafári que significa fogo. Rastafári é um movimento religioso e sociocultural que surgiu na Jamaica na década de 1930, entre descendentes de africanos escravizados.

Araújo Paz é representante do coletivo “Álbum de Rua”, que está ativo desde 2018 desenvolvendo atividades de batalhas de rima como “Fluxo de Favela” e “Sarau de Rua”.

No intervalo entre as batalhas, haverá apresentação do DJ Roots Zion SS, com som reggae, e apresentação da cantora Ayiosha. Com referências do hip hop, rap, samba e MPB, Ayiosha trabalha com a palavra rimada e a poesia urbana.

As próximas edições do circuito Slam Fya vão acontecer na Casa da Palavra, nos dias 18 de julho e 15 de agosto, sempre às sextas-feiras, às 19h. O último encontro ainda não está com a data definida.

O projeto é realizado, em conclusão, via projeto Okupa Cultura, que disponibiliza espaços culturais de uso gratuito para iniciativas de produtores de cultura da cidade.

Serviço – Circuito de poesia “Slam Fya”

Data: 20/06 (sexta-feira), às 19h

Local: Casa da Palavra Mário Quintana

Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André
Fotos: Alex Cavanha/PMSA e Divulgação

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu