Assim como fez com a faixa etária dos idosos entre 85 e 89 anos, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), decidiu nesta segunda-feira (15.2), antecipar o início da vacinação das pessoas entre 80 e 84 anos que moram na cidade.
A novidade foi anunciada em uma transmissão ao vivo realizada pelo prefeito José de Filippi Júnior em suas redes sociais.
O calendário do Governo do Estado de São Paulo é de que essa faixa etária seja atendida a partir de 1º de março.
Mas, já a partir desta terça (16), as 20 Unidades Básicas de Saúde da cidade irão entrar em contato com os idosos já cadastrados pelas equipes de Estratégia Saúde da Família para avisar sobre a data da aplicação da vacina, que vai ocorrer de acordo com a disponibilidade dos agendamentos de cada unidade.
A ação busca garantir que os idosos, público que correr maior risco de desenvolver formas graves da doença, sejam imunizados de forma prioritária.
O idoso que por ventura não possua cadastro e/ou acompanhamento na UBS mais próxima de sua residência também deverá ser vacinado.
Além disso, a orientação da SMS é que um familiar, responsável e/ou cuidador do idoso procure a unidade para realizar o agendamento.
Neste caso, será necessário apresentar os documentos pessoais e um comprovante de endereço.
Inclusão de outras faixas etárias
A vacinação contra a Covid-19 é programada segundo a disponibilidade de doses enviadas ao município.
À medida que mais doses sejam recebidas será possível divulgar as datas de início da imunização de outros grupos prioritários, sempre respeitando o intervalo de 5 anos entre cada um deles.
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde orienta o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.
O pré-cadastro não é agendamento, mas garante atendimento mais rápido nos locais de vacinação.
O fornecimento das informações é opcional, mas a participação, em conclusão, contribui para a agilidade da consolidação dos registros de doses aplicadas.