Equipamento de ponta substituiu o antigo e vai realizar, acima de tudo, mais de 600 exames de imagem mensais
A Prefeitura de Diadema retomou neste sábado (05.04), em primeiro lugar, a realização de tomografia computadorizada no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, com a chegada de um novo aparelho.
O tomógrafo da marca Canon vai absorver, por exemplo, parte da demanda de pacientes que aguardam pelo procedimento, além de ser mais uma referência municipal para realizar o exame.
A Prefeitura também disponibiliza a tomografia, da mesma forma, no Hospital Municipal de Diadema (HMD).
A previsão é de que sejam realizados mais de 600 exames por mês.
Com tecnologia de ponta e desenvolvido com sistemas de alta qualidade, o tomógrafo permite exames complexos de imagem.
Esses geralmente são utilizados para visualização de ossos, pulmões e vasos sanguíneos.
O novo equipamento substituiu o antigo, inoperante há mais de oito anos e já não permitia conserto por ser ultrapassado.
Dignidade
“Essa entrega representa mais um passo da nossa gestão para garantir dignidade no atendimento e resolver gargalos históricos da saúde pública em Diadema”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi.
“Estamos trabalhando para levar mais eficiência e qualidade aos serviços prestados à população”, reforçou.
Para sua instalação, a empresa contratada realizou adequações no local.
Teve troca de piso, instalação de ar-condicionado e troca de painel para uso da equipe técnica.
Além disso, proteção na sala e de portas para barrar a irradiação além da sala durante o uso do aparelho.
Além disso, a empresa disponibilizou e treinou a equipe técnica que vai manusear o tomógrafo.
“O novo equipamento, além de moderno, vai permitir ampliar nossa capacidade de atendimento e oferecer exames mais precisos, com mais conforto para o paciente”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Antonio Carlos Nascimento.
Pacientes que aguardam a realização do exame estão sendo contatados pela equipe de saúde, que orienta sobre dia, horário e preparo para a tomografia.
Procedimentos
O agendamento da tomografia de rotina é feito pela Divisão de Regulação, Auditoria, Avaliação e Controle (DRAAC) do município.
Ela distribui os exames de acordo com a prioridade e a disponibilidade de vagas.
Essa classificação leva em conta critérios clínicos, idade, prognóstico e condições sociais de forma a garantir a equidade.
Força Tarefa
A realização de tomografia entra no roll de procedimentos disponibilizados na Força Tarefa da Saúde, realizada desde o início de fevereiro deste ano.
A ação é uma iniciativa da gestão para ofertar consultas e exames e tem como meta diminuir pela metade, em 100 dias, o número de pacientes na fila de espera, garantindo acesso ágil e eficiente aos serviços de saúde.
“O novo tomógrafo faz parte de uma estratégia mais ampla de modernização da rede e ampliação do acesso aos exames para atender melhor nossa população, zerando as filas de espera por exames. Assim, seguimos focados em atender melhor, com agilidade e humanização.”, explicou, em conclusão, o secretário-adjunto de Saúde, Gustavo Tomaz.