Os profissionais realizaram sua especialização no Hospital Nardini, onde se prepararam para atuarem no SUS
Na sexta-feira (21.02), a cidade de Mauá viveu um momento especial na trajetória de sua saúde pública: a formatura de 11 médicos residentes que concluíram sua especialização no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.
A cerimônia, no campus da Uninove, reuniu na plateia familiares, professores e profissionais da área para celebrar a dedicação e o aprendizado desses novos especialistas.
Participaram do evento o vice-prefeito, Juiz João, representando o prefeito Marcelo Oliveira, o diretor-geral do Hospital Nardini, Dr Paulo Rogério, e representantes de todas as áreas da Saúde, envolvidas neste processo.
Os médicos integrantes dessa turma eram oriundos de nove estados brasileiros. Goiás e São Paulo, dois representantes cada.
Além de profissionais de Roraima, Pará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
O programa de residência médica, implantado no município em 2014, oferece formação nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, pediatria e psiquiatria.
Durante dois a três anos, os residentes passam por um intenso treinamento em serviço, sempre acompanhados por profissionais experientes, garantindo assim um atendimento de qualidade à população.
A Prefeitura de Mauá faz o acompanhamento, por meio da Gerência de Educação Permanente, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, que além disso, ajuda na organização do estágio nos serviços de saúde.
Início de outra etapa
Na cerimônia, o vice-prefeito Juiz João, parabenizou os formandos e também a equipe que contribuiu com essa formação.
“É com grande satisfação que participo dessa cerimônia que marca a conclusão de uma etapa e o início de uma outra na vida desses profissionais. Eles que se dedicaram tanto ao Hospital Nardini, por meio dessa importante parceria entre a Uninove e a Prefeitura, mantida na gestão do prefeito Marcelo Oliveira. A equipe do hospital também merece a consideração por dar suporte nesse momento da vida deles. Esses 11 médicos com certeza, receberam todo o conhecimento para que possam trabalhar de maneira humanizada, graças a essa vivência no SUS. Desejamos muito sucesso a todos nessa nova etapa”, disse, por exemplo.
Para muitos desses médicos, a experiência em Mauá foi, acima de tudo, transformadora.
Marcelo Luiz Mauad Junior, residente em cirurgia-geral, veio de Goiás para se especializar e compartilhou sua gratidão pela acolhida na cidade e no Hospital Nardini.
Ele ressaltou, além disso, a importância do trabalho realizado na instituição e destacou os desafios enfrentados pela equipe.
“O Nardini é um hospital geral, mas frequentemente recebe casos mais complexos e a equipe se desdobra para oferecer o melhor cuidado possível”, assinalou.
O compromisso dos residentes vai, da mesma forma, além da formação técnica.
Eles vivenciam a realidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e aprendem, na prática, a lidar, em suma, com os desafios diários da rede pública.
“No Nardini, enxerguei uma grande capacidade técnica e humana. O maior aprendizado que eu tive aqui, com certeza, é nunca desistir do paciente, comentou, em conclusão, Marcelo.