Tendo a abertura oficial pela Secretária de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, na quinta-feira (20.02), a agenda marcou o início oficial das atividades do conselho – ação muito comemorada por ambientalistas, que após a sua instalação em evento com o Governador Tarcísio de Freitas, teve a posse dos Conselheiros.
Marcelo Marcondes, Secretário Municipal do Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Rio Grande da Serra passa a compor o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas, ao lado de Juliana Batista – que também é Diretora de Meio Ambiente da pasta local.
Entre os 18 conselheiros, Marcondes que é o atual Presidente da ANAMMA/SP, e é ainda o Reitor do Instituto ANAMMA e Diretor Jurídico, Mudanças Climáticas, Direito dos Animais e Assuntos Internacionais da ANAMMA), a agenda do munícipio se fortalece a cada dia, com agendas governamentais de desenvolvimento sustentável.
Marcondes, falou da importância do Conselho em estabelecer Câmara Técnicas, envolvendo temas que gerem proximidade com os municípios, e ainda, com a comunidade, como inserir ações de justiça climática, resíduos e sensibilização para a educação ambiental. Destacando ainda, ações locais a título colaborativo, como a criação do Observatório do Clima no Município Rio Grande da Serra. Na agenda, também estava o Presidente do Conselho de Meio Ambiente do município.
A Secretária de Estado, Natalia Resende destacou a importância do Conselho, as expectativas, bem como, trouxe a necessidade de integração de agendas, que possam gerar resultados efetivos. Em sua fala, trouxe ainda, as tratativas com outras Secretarias de Estado, Órgãos e segmentos, que contribuem no fortalecimento da implementação dos objetivos do Conselho, que tem ainda, a missão de acompanhar e monitorar a implementação da estratégia climática do estado.