Em um dia inteiro de agendas incansáveis, houve ato com colegas da entidade regional, e reunião emblemática com o presidente da Câmara, Hugo Motta
Joaquim Alessi
Pode ser chamado de Superterça do ABCD este 11 de fevereiro de 2025 em Brasília.
O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal da região, Marcelo Lima, comandou, em primeiro lugar, assembleia geral simbólica do colegiado em Brasília,
Além disso, liderou reunião emblemática com o presidente da Câmara, Hugo Motta, ao lado de outros cinco prefeitos do ABCD, e de deputados federais.
O objetivo central é, acima de tudo, o avanço de projetos conjuntos importantes para a região.
O encontro com Hugo Motta, na presidência da Câmara Federal, teve adesão de grande peso político no mesmo espaço.
Primeiro, com a presença de seis prefeitos da região.
Além de Marcelo Lima, estiveram Gilvan Júnior (Santo André), Marcelo Oliveira (Mauá), Guto Volpi (Ribeirão Pires), Taka Yamauchi (Diadema) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra).
Na sequência, com os deputados federais Alex Manente, Fernando Marangoni e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, todos com reduto eleitoral no ABCD.
Significativo
“Encontro significativo com o presidente Hugo Motta, baseado no diálogo, no qual tratamos, especialmente incentivos fiscais para o Estado de São Paulo para que a gente possa resgatar a reindustrialização do Grande ABC. Discutimos também a aprovação da PEC 66/2023, que possibilita desafogar a Previdência e também os precatórios de todos os municípios do País, além do apoio na íntegra das demandas do Consórcio Intermunicipal junto ao Orçamento da União”, frisou, em suma, o prefeito Marcelo Lima.
A audiência teve o propósito de aproximar o governo federal dos municípios para facilitar o acesso a dados essenciais.
Além disso, de discussões sobre destinação de verbas públicas e ferramentas voltadas aos prefeitos, governadores e gestores estaduais e municipais.
“Balanço positivo da reunião, envolvendo a discussão com representantes dos Ministérios, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, debatendo projetos de destaque em diversas áreas para as cidades. Momento especial para inserir o Grande ABC e São Bernardo dentro deste circuito no sentido de viabilizar recursos e parcerias em andamento”, acrescentou o chefe do Executivo municipal.
O encontro dos prefeitos foi coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O Ministério do Planejamento e Orçamento, do governo federal, formulou um manual de transição, em apoio aos municípios, com a participação de diferentes áreas, por meio de oficinas sobre planejamento de médio e longo prazo, conexão a financiamentos externos e avaliação de políticas públicas integradas.
Peregrinação
Essa é, portanto, a segunda visita de Marcelo Lima a Brasília somente neste mês, já após assumir a presidência da Consórcio.
Isso retoma o protagonismo da região nos âmbitos estadual e federal.
Na semana passada, o chefe do Executivo municipal realizara peregrinação por ministérios do governo federal.
Sempre buscando, em conclusão, convênios que possam ser liberados para programas em desenvolvimento na cidade.