Estreia de curta metragem “Reconstruindo a História” reúne apaixonados pela cultura indígena em Ribeirão Pires

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
Estreia do curta- metragem aconteceu no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro Foto: Joyce Cunha/PMETRP

Exibição contou com grande público, promovendo, em primeiro lugar, a valorização das tradições dos povos nativos

Ribeirão Pires foi palco, acima de tudo, da estreia do curta-metragem “Reconstruindo a História”, documentário que narra a trajetória da cacica Jaqueline Haywã, da etnia Pataxó Hã Hã Hãe.

O evento, na sexta-feira (7), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, incluiu atividades culturais que promoveram a valorização da cultura indígena.

Produzido com recursos do edital da Lei Paulo Gustavo, o filme – dirigido por Flávio Marin e co-produzido por Jaqueline Cardoso de Carvalho, explora não apenas a trajetória da líder indígena, mas também o impacto coletivo de suas ações em prol da igualdade e do respeito aos povos originários.

Durante o evento também houve a promoção de espaço de vivência cultural, que emocionou o público e promoveu a conexão com o passado e o presente, reforçando a importância de proteger a história, os direitos e a cultura dos povos indígenas.

A narrativa começa em Ribeirão Pires, onde Jaqueline Haywã nasceu e viveu até o final da infância, antes de se mudar com sua família para a Bahia. Foi na convivência com a cultura Pataxó Hã Hã Hãe que ela fortaleceu sua identidade e se tornou uma importante liderança na defesa dos direitos indígenas, destacando-se por ações que vão desde a luta contra o racismo até o combate à violação de direitos humanos.

“Ribeirão Pires tem, em suas terras, a memória viva e a tradição dos povos originários do Brasil preservada, mesmo com a presença de indígenas em contexto urbano”, ressaltou, e, conclusão, o prefeito Guto Volpi, que prestigiou a estreia.

You may also read!

Santo André abre inscrições para curso de capacitação sobre veículos híbridos e elétricos

Formação gratuita vai acontecer, em primeiro lugar, no Auditório Heleny Guariba, no Paço Municipal; interessados podem se inscrever até

Read More...

João Pedro, novo reforço do Ramalhão

O Esporte Clube Santo André oficializa a contratação do atacante João Pedro, de 22 anos. O jovem jogador chega ao

Read More...

GCM de Mauá apreende entorpecentes no Zaira

Suspeito foi conduzido, em primeiro lugar, ao 4º Distrito Policial da cidadeNa tarde de 20 de fevereiro de 2025,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu