São Caetano pronta para a volta às aulas nesta segunda-feira

In ABCD, Educação On
- Updated
Secretário de Educação, Fabiano Augusto João, fala às diretoras. Foto: Divulgação/PMSCS

São Caetano do Sul está preparada, em primeiro lugar, para a volta às aulas nesta segunda-feira (10.02) dos 21 mil alunos matriculados na rede municipal.

Nesta semana, por exemplo, reuniões preparatórias foram realizadas, e reparos estruturais nas escolas foram feitos.

Além disso, as últimas diretrizes foram repassadas para acolher os estudantes com o objetivo de fazer a Educação da cidade ser protagonista nacional.

Na segunda-feira (03.02), da mesma forma, o secretário de Educação, Fabiano Augusto João, recepcionou diretores e diretoras das escolas municipais.

Foi no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, para dialogar a respeito do ano letivo e das alterações na secretaria.

“Vamos priorizar muito as relações humanas, o contato, as interações”, disse, em resumo, o secretário às diretoras.

Os preparativos também envolveram capacitação das merendeiras, um diálogo com professoras e professores da rede e trabalho integrado com a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) para segurança viária ao redor das 67 unidades escolares de São Caetano.

Com o lema Educação que Acolhe, Escolhas que Transformam, o planejamento educacional de São Caetano começou a ser colocado em prática já nos primeiros dias do ano, com o envio, por parte do prefeito Tite Campanella, de projetos de lei para reestruturar alguns pontos, como tornar facultativo o Ensino Integral (a família escolhe se o aluno continua além da carga horária designada), reorganizar a jornada de trabalho dos professores (em especial no horário de trabalho pedagógico) e acelerar o pagamento do abono.

Celulares

Outro assunto debatido é a aplicação das legislações federal e estadual que proíbem a utilização de celulares e similares dentro do ambiente escolar.

São Caetano editou a instrução normativa 3/2025, que aponta que a cidade vai seguir a Lei Federal nº 15.100/25.

Além disso, encaminhou aos pais de alunos comunicado oficial a respeito do tema.

O município estabeleceu a proibição da utilização de celulares e demais dispositivos eletrônicos, como tablets, relógios inteligentes, entre outros, pelos alunos durante o período de permanência na escola, incluindo as aulas, intervalos, almoço e atividades extracurriculares.

Os estudantes que optarem por levar seus celulares e outros dispositivos eletrônicos para as escolas deverão deixá-los armazenados, de forma segura, sem a possibilidade de acessá-los durante o período de aulas e demais atividades, assumindo a responsabilidade por eventual extravio ou dano.

Os canais de comunicação das famílias serão exclusivamente com as unidades escolares.

You may also read!

Prefeito Taka Yamauchi participa da primeira sessão da Câmara e destaca a importância da união pelo progresso de Diadema

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, prestigiou, na tarde desta quinta-feira (06.02), a primeira sessão da Câmara Municipal de

Read More...

Gullar, Duprat e Piracema

Por Guttemberg Guarabyra* Eu e o parceiro, Sá, sempre que houve oportunidade, ao chegar o momento de preparar um novo

Read More...

Rio Grande da Serra firma parcerias com terceiro setor para expandir programas sociais

Neste 5 de fevereiro de 2025 foram formalizados os termos de colaboração com as entidades do terceiro setor Profavi,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu