Operação Chuvas de Verão, iniciada em novembro de 2024, deverá, acima de tudo permanecer ativa até abril
Os primeiros dias de fevereiro têm sido marcados pela quantidade de chuvas em Mauá. Desde o dia primeiro, o acumulado é de 172 mm, o que representa 43% dos 400 mm previstos para os 28 dias do mês. Por conta do solo encharcado, principalmente nas áreas de risco, a Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil (SPDC), se mantém de prontidão, com a Operação Chuvas de Verão, que foi iniciada em novembro de 2024 e deve se manter ativa até abril.
Na Operação Chuvas de Verão, os agentes da SPDC se revezam na escala de plantão para acompanhar as mudanças meteorológicas e a intensidade das chuvas. O plano preventivo respeita quatro escalas: observação, atenção, alerta e alerta máximo. Os critérios determinados para o município são mais exigentes devido à complexidade das áreas de risco em Mauá. Enquanto a maioria das cidades trabalha com 100 mm de chuvas em 72 horas, o município considera 50 mm para entrar em estado de atenção. Isso dá mais condições para se antecipar para agir com rapidez e prevenir acidentes.
Caso necessário, poderão ser acionados demais setores como Secretaria de Serviços Urbanos, Saúde, Assistência Social, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e GCM, além de PM e Corpo de Bombeiros.
A Defesa Civil atende pelo telefone 199, 4512-7694 ou 4547-5690 e está localizada na avenida Presidente Castelo Branco, nº 1930, no Jardim Zaíra.
Em casos de emergências também podem ser acionados o Corpo de Bombeiros, ligando para o 193, o Samu no 192 e, em conclusão, a GCM no 153.