Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante o mês, em primeiro lugarm a campanha Janeiro Branco.
O objetivo é chamar a atenção, acima de tudo, para as necessidades relacionadas à Saúde Mental e emocional da sociedade.
A unidade do CAPS Adulto (Centros de Atenção Psicossocial), por exemplo, promoverá roda de conversas com os pacientes.
Será às segundas e quintas-feiras, das 13h30 às 15h, na Rua Afonso Zampol, 41, no Centro.
Também está previsto, da mesma forma, encontro com a rede de psicossocial municipal e demais equipamentos do município (Atenção Básica, Educação e Assistência Social).
Está programado para 29 de janeiro, das 13h30 às 16h, na Escola de Enfermagem Alge (Avenida Ernesto Menato, 236).
Durante todo o mês, o CAPS AD – Álcool e Drogas promove conversas e dinâmicas de conscientização.
Sempre visando ao cuidado com a saúde mental; ao mesmo tempo que o CAPS Infantojuvenil trabalha nas atividades de férias, com temáticas diferenciadas.
Ação o ano todo
Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, em conjunto com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), oferece serviços para pacientes com transtornos graves e persistentes.
O serviço dos CAPS funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Caso seja a primeira vez, o paciente deve passar pelo Acolhimento Técnico, que acontece de segunda a quinta-feira, das 8 às 11h ou 13h as 16h.
É necessário, além disso, levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS, onde será avaliado a real necessidade de consulta com médico psiquiatra.
Atualmente, a municipalidade conta com três unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que prestam atendimento a pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.
A unidade Infantojuvenil está localizada na Rua Primeiro de Maio – 108, região central.
O CAPS Adulto atende na Rua Afonso Zampol, 41 – Centro. Já o CAPS AD (Álcool e Drogas) realiza os atendimentos na Rua Prestes Maia – 55, Vila Suissa
Além dos CAPS, a RAPS – Rede de Atenção Psicossocial é formada pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia – para casos de urgência/emergência, unidades da Atenção Primária (USFs e UBSs) SAMU e cinco Residências Terapêuticas.