Reestruturado, Polo de Cosmético faz 20 anos alavancando indústrias de Diadema

In ABCD, Economia On
- Updated
Fotos: Pedro Roque, Mauro Pedroso, Igor Andrade Cotrim e André Baldin/PMD

Maior do gênero no Brasil, entidade é responsável, em primeiro lugar, por articular o setor de Beleza e inovar em novas regulações e exposições em feiras

Em 2021, Diadema celebrou, acima de tudo, o relançamento do seu Polo de Cosméticos.

Trata-se de Arranjo Produtivo Local (APL) que reúne empresas e empreendimentos de Diadema e região, em torno da área de cosméticos e beleza em geral.

Foram mais de 10 anos parados, seguidos pela pandemia, com muitas empresas sofrendo perdas e até deixando a cidade.

Mas, muitas permaneceram, outras mais chegaram e o Polo fez uma grandiosa retomada nesses últimos 4 anos.

O APL de Cosméticos de Diadema foi idealizado em 2002 para ampliar, portanto, a competitividade das empresas de cosméticos.

Teve a missão também de promover melhores condições de trabalho e desenvolvimento a empresas da região.

Instituído oficialmente por Lei Municipal, é hoje o maior polo cosmético do Brasil.

“O apoio ao desenvolvimento industrial gerou empregos e arrecadação, além de políticas sociais eficientes, ajudando o município a superar a imagem de cidade da violência para ser reconhecida como a “Cidade da Beleza,” explicou a vice-prefeita Patty Ferreira, que chegou a assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), responsável pelo Polo junto com o CIESP. “Esse arranjo foi fundamental para resgatar a imagem da cidade e a autoestima dos moradores, além de gerar novos empregos e um modelo de associativismo que permitiu orientar outras ações locais.”

Empregos

Diadema é uma cidade bastante industrial e a indústria é responsável pela maior geração de empregos na cidade todos os meses.

O setor de cosméticos está entre os que mais empregam.

“Quando o idealizamos, tínhamos as indústrias, mas não tinha Unifesp, não tinha Fatec, a Florestan era muito pequena ainda…”, confirmou o prefeito José de Filippi Jr.

“A Fatec e seu curso de Tecnólogo em Cosméticos veio pra cá por causa do Polo. É o mundo do Trabalho aliado ao mundo da Educação. Um alimentando o outro. E isso se reflete na sociedade: você vai em qualquer núcleo habitacional da cidade e tem quase mais salão de beleza do que boteco. Isso é geração de renda”, disse.

Nas comemorações dos 20 anos do Polo, uma parceria com o DIEESE trouxe informações sobre as desigualdades de gênero no mercado de trabalho formal de Diadema e a própria estrutura econômica do município, oferecendo esses dados às empresas que desejassem consultá-los.

Grupo Técnico

Além disso, foi criado um GT de Regulatórios, em parceria com FATEC e Vigilância em Saúde, que construiu uma cartilha voltada para engenheiros e arquitetos, com material informativo sobre o passo a passo para elaboração do Laudo de Técnico de Avaliação e que serve de referência para profissionais que já atuam ou querem prestar serviço na área, e um Curso de Regulatórios, com encontros mensais dos quais participaram mais de 400 pessoas.

“Esse esforço coletivo criou um Projeto de lei que simplifica a renovação de licenças de funcionamento da Vigilância Sanitária por meio da renovação automática da licença, mediante a apresentação de uma autoavaliação da própria empresa, a ser fiscalizada posteriormente pela Vigilância e com validade de 2 anos,” contou Lúcia Bueno, diretora do Polo Cosmético desde 2021.

Também foi lançado o projeto “Produtos Químicos Inovadores de Base Biológica ou Mediante Reciclagem para uma Indústria Automotiva Verde”, que tem o apoio financeiro do FINEP, do CNPq e da FAPESP, e tem como objetivo a criação de um centro interdisciplinar, interinstitucional, nacional, de referência internacional, para o desenvolvimento de inovações tecnológicas verdes.

Diadema na vitrina

Toda essa sinergia esteve bem visível nas maiores feiras de Beleza da América Latina, como a Hair Brasil e a FCE Cosmetique, onde Diadema foi a única cidade do País a ter um estande próprio por dois anos seguidos, erguido com recursos da prefeitura, para divulgar empresas e serviços do município a centenas de milhares de pessoas.

Com as participações em feiras, o Polo Cosmético de Diadema e Região voltou a ter protagonismo com a participação das indústrias de cosméticos e a cadeia produtiva, além de entidades e universidades e visitas de diversas cidades para conhecer o modelo implantado. Protagonismo refletido na educação, com a implantação do programa Simplifica Futuro, que leva jovens da cidade para conhecer faculdades e empresas da região, e na articulação para vinda de empresas para o município, que contribuiu para a instalação de 26 novas empresas, sendo 14 da cadeia do setor de Cosmético.

“Podemos dizer que o Polo vem cumprindo seu objetivo, de estimular as indústrias de Diadema e oferecer todo o apoio e orientação para que cresçam, gerem mais empregos para a população e mais riqueza para o município,” resume, além disso, a diretora Lúcia.

E garante, em conclusão: “Todas as nossas iniciativas são nesse sentido.”

You may also read!

Diadema tem nesta quinta (3) feirão com mais de 3 mil empregos

Com participação de 45 empresas da região, evento contará também com entidades voltadas ao primeiro emprego Nesta quinta-feira (03.04), Diadema

Read More...

Santo André amplia quadro de profissionais de educação inclusiva e entrega novas salas de recursos

Profissionais irão atuar no Atendimento Educacional Especializado; rede municipal agora dispõe de 48 salas de recursos multifuncionais A Secretaria de

Read More...

ETEC Ribeirão Pires: Lixeira inteligente utiliza IoT para separação de material reciclável

'Recolheai' foi desenvolvido, em primeiro lugar, por alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu