Projeto que tira taxa do lixo da conta de água aprovado em Diadema

In Sem categoria On
- Updated
PMD

A partir de janeiro, cobrança da taxa de resíduos sólidos passa a ser cobrada, portanto, em boleto.

O mesmo será enviado junto com o carnê do IPTU e opção de pagamento à vista ou parcelado

A Câmara de Diadema aprovou projeto de lei de autoria do Executivo municipal que retira a taxa de lixo da conta de água.

A partir de janeiro de 2025, a cobrança da taxa de resíduos sólidos passa a ser cobrada em boleto enviado junto com o carnê do IPTU e opção de pagamento à vista ou parcelado.

A retirada da taxa de lixo da conta de água foi um compromisso assumido pelo prefeito José de Filippi Júnior com a população de Diadema.

O decreto que determinou a mudança foi assinado em 22 de agosto, e agora, com a aprovação do projeto de lei, a mudança está efetivada.

Lei federal

A mudança não poderia ser feita durante o período eleitoral. A cobrança da taxa do lixo é uma lei federal, todos os municípios precisam cobrar.

“Ouvindo o morador eu me comprometi a retirar a taxa do lixo da conta de água, em um decreto que assinei no dia 22 de agosto deste ano, quando criei a comissão para analisar esse assunto”, explicou o prefeito José de Filippi Júnior. “Aqui em Diadema, a Sabesp dificultou muito os trabalhos com relação a essa cobrança, que atende uma lei federal. E a privatização da Sabesp, aprovada pelo Governo do Estado, iria dificultar ainda mais esse assunto, penalizando os moradores de Diadema”, completou.

Filippi destacou, além disso, que a alteração que em 2022 tirou a cobrança do IPTU e passou para a conta de água visava a promover justiça tributária.

Afinal, poucas pessoas pagaram por serviços prestados na cidade toda: coleta de resíduos para envio ao aterro sanitário, coleta de recicláveis e varrição das vias.

“No entanto, a Sabesp não cumpriu o combinado, não aplicou o limitador de 25% do valor das faturas para a cobrança da taxa e nós mudamos de novo. Sempre governei ouvindo você e agora a cidade terá uma cobrança mais justa e previsível”, disse, em conclusão.

You may also read!

Clube União Lyra Serrano, em Paranapiacaba, será restaurado

Prefeitura de Santo André assinou termo de cooperação técnica com Instituto de Cultura Democrática para recuperação de prédio histórico A

Read More...

São Paulo paga o preço da rede elétrica obsoleta

Verão e chuvas intensas reacendem o debate sobre a necessidade de redes subterrâneas para modernizar o sistema e evitar

Read More...

Florestan Fernandes amplia e democratiza oportunidades de qualificação profissional em quatro anos

Fim de prova de admissão, criação de núcleos descentralizados de formação e parcerias para ofertar cursos técnicos contribuíram para

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu