O prefeito José Auricchio Júnior e o secretário de Saúde de São Caetano do Sul, Guilherme Crepaldi Esposito, entregaram nesta segunda-feira (18.11), em primeiro lugar, a reforma e ampliação do Centro de Oncologia e Hemoterapia Luiz Rodrigues Neves, primeira fase das obras de revitalização e ampliação do Complexo de Saúde Especializada, formado pelo Centro de Oncologia, Hospital de Olhos e o Mover Transporte Sanitário.
O espaço, na Rua Peri, 361, Bairro Oswaldo Cruz, recebeu, acima de tudo, investimento de R$ 628 mil, incluindo obra e mobiliário.
“Assumimos a responsabilidade e todo custeio da oncologia do município, o que apesar de nos encher de orgulho, deixa uma preocupação. Temos um sistema que traz respostas cada vez mais assertivas, porém onerosas aos cofres públicos. A oncologia é uma especialidade muito sensível. O câncer é uma das doenças que mais avançam, junto com as cardiopatias, e temos que ter respostas rápidas para isso. Estamos quase duplicando o atendimento, que se dará com mais conforto, carinho e eficiência”, afirmou, em resumo, Auricchio.
Com a saída do Núcleo Municipal de Hemoterapia do prédio, o Centro de Oncologia foi, portanto, ampliado.
Houve aumento da recepção, novos consultórios, espaço humanizado para pacientes e leitos para pacientes que recebem quimioterapia, ampliando em 30% a capacidade de atendimento.
O espaço atende em média 945 pacientes por mês, sendo, além disso, 200 infusões de quimioterapia.
“O novo espaço está mais amplo, acolhedor e confortável para nossos pacientes. Foi projetado de forma com que a equipe médica e de enfermagem estejam sempre próximas do paciente. Os boxes individualizados permitem mais conforto aos pacientes, com poltronas para acompanhantes”, afirmou Guilherme.
Mais serviços
Com a ampliação do serviço, será possível realizar também a quimioterapia de BCG (para tratamento de câncer de bexiga) e infusão para doenças autoimunes, como artrite, lúpus, doença de Crohn, entre outras. O espaço conta com 12 boxes e cinco consultórios. Três são novos, possibilitando a ampliação da capacidade de atendimento em cerca de 100 consultas a mais por mês, além de sala de coleta, triagem e farmácia.
“Temos cerca de 1,5 mil pacientes circulando por mês em nosso serviço. Alguns passam várias vezes na unidade. São cerca de 30 novos casos por mês e mais de 3 mil quimioterapias por ano”, explicou a médica coordenadora do serviço, Patricia Santi.
Além do atendimento oncológico, o espaço conta com equipe multiprofissional com atendimentos em nutrição, psicologia e serviço social.
Durante a inauguração, Cintia Maria Neves da Cruz, neta de Luiz Rodrigues Neves, que dá nome ao local, recebeu homenagem remetendo à atuação do líder autonomista, que será sempre lembrado pela batalha na construção do Hospital São Caetano e do Jornal de São Caetano. Luiz Rodrigues Neves começou a trabalhar cedo, como office boy e chegou ao cargo de superintendente da empresa produtos alimentícios nacionais, a Pan.
Após a conquista da autonomia de São Caetano, foi eleito vereador por três legislaturas.
A próxima etapa das obras do Complexo de Saúde Especializada será a reforma do Hospital de Olhos, prevista para iniciar dia 22. Enquanto o espaço estiver em obra, os atendimentos serão transferidos para o subsolo, com entrada pela Avenida Vital Brasil.