Sob presidência de Carla Morando, CPI das Empresas de Telecomunicações tem oitiva de executivos do Reclame Aqui e Idec

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
CEO do Reclame Aqui, Edu Queiroz Neves Neto, fala à deputada estadual Carla Morando

A deputada estadual Carla Morando presidiu nesta quarta-feira (09.10) reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Empresas de Telecomunicações.

Aconteceu a oitiva do CEO do Reclame Aqui, Edu Queiroz Neves Neto, e do coordenador de Telecomunicações e Direitos Digitais do Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC, Luã Cruz.

Coordenador de Telecomunicações e Direitos Digitais do Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC, Luã Cruz, fala na Alesp

O Reclame Aqui apresentou uma análise com um raio-x do segmento de telecomunicações de janeiro de 2023 até agosto de 2024.

“Os cinco principais problemas relatados pelos consumidores para o segmento de telecomunicações são Cobrança Indevida, Cancelamento, mau atendimento do Prestador de Serviço, Qualidade da Internet e Qualidade do Serviço Prestado”, disse, em resumo, Neto.

“Esses dados sobre as reclamações dos consumidores reforçam informação que já havíamos coletado com o Procon-SP de que Cobrança Indevida segue em primeiro lugar entre as denúncias”, disse, além disso, a presidente Carla Morando que fez vários questionamentos.

“Nós da CPI continuamos na luta para que o serviço de telecomunicações seja oferecido com qualidade para todos os consumidores no Estado de São Paulo”, afirmou, da mesma forma.

Problemas mais graves

Já o Idec, apresentou também informações sobre telemarketing e destacou que essas ligações e mensagens são um dos problemas mais graves na rotina dos consumidores brasileiros: Chamadas insistentes; Dias e horários inapropriados; Uso abusivo de robôs ou outras formas automatizadas; Assédio abusivo, especialmente aos aposentados e pensionistas; e Relação entre telemarketing e superendividamento.

Sobre esse assunto, o representante do Reclame Aqui explicou que algumas empresas confundem o autosserviço com atendimento e acham que só o robô e a Inteligência Artificial vão resolver o problema.

A deputada ressaltou a importância de um atendimento ao consumidor de forma adequada, eficiente e rápida.

“Precisamos ter o atendimento humano, de um profissional treinado e capacitado em resolver as questões dos clientes. É por essa razão que criamos o Projeto de Lei 401/2024 que obriga todas as empresas a terem a opção 9 “Fale com um atendente ” na hora do atendimento”, disse, em suma, Carla Morando.

O coordenador do Idec falou da relevância do PL da parlamentar e ainda trouxe mais dados do trabalho da instituição com relação às empresas de telecomunicações.

“O Brasil é tetra campeão de telemarketing abusivo”, destacou, da mesma forma, Cruz, ressaltando que as medidas existentes não têm total eficácia.

“Tivemos avanços positivos na luta contra ligações indesejadas, mas ainda precisamos de soluções mais definitivas”, ressaltou ele, além disso, ao citar os meios hoje existentes: Lista de Bloqueios, Adoção de Prefixos e Identificadores, Robocalls e Name and Shame.

Site da CPI para denúncias

Está no ar o site da CPI das Empresas de Telecomunicações (https://cpitelecomunicacoes.com.br) para o consumidor fazer denúncias sobre a má prestação de serviços das operadoras.

“O consumidor pode contribuir de forma simples e rápida, basta acessar o site, clicar no formulário para preencher o questionário e relatar os problemas que enfrentou com os serviços das operadoras de Telefonia Celular, Internet, Streaming ou TV a Cabo”, disse a presidente da CPI, Carla Morando.

Conforme dados da Anatel, o estado de São Paulo é o maior consumidor dos serviços de telecomunicações no Brasil.

Em telefonia móvel, por exemplo, os paulistas possuem 78,2 milhões de linhas ativas (30% dos celulares em operação no Brasil, 261 milhões).

No caso de banda larga fixa, os 15 milhões de acessos paulistas representam, em conclusão, 30% do serviço consumido no País (49 milhões de acessos).

You may also read!

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP lamenta o falecimento de Leila Cristina Destri Niehues

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP divulgou nota às 15h18 desta quarta-feora (09.10), com o seguinte teor: "É com

Read More...

Outubro Rosa do Shopping ABC tem Banco de Peruca Móvel com doações e cortes de cabelo gratuitos

Programação de conscientização traz parceria com a ONG Cabelegria, além de encontro especial sobre saúde da mulher com o

Read More...

Campanha do Agasalho bate recorde de arrecadações mais uma vez em Santo André

Cerca de 278 mil itens foram arrecadados desde o início da campanha, em maio, beneficiando mais de 55 mil

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu