Visando a ampliar o atendimento do Programa Estadual Mulheres de Peito, a deputada estadual Carla Morando solicitou ao governador Tarcísio de Freitas a aquisição de mais carretas para realização de exames de mamografia.
O pedido é objeto de Indicação da parlamentar (n° 4467/2024) e tem o objetivo de levar o serviço gratuito em unidades móveis para mais municípios, aumentando o número de análises preventivas para detecção precoce do câncer de mama.
A carreta percorre os municípios do estado de São Paulo para incentivar mulheres a realizar exames de mamografia gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando o acesso da população.
“Sou fisioterapeuta e trabalhei durante anos no Caism e no Hospital Mário Covas de Santo André, cuidando da saúde da mulher de perto. Essa experiência me mostrou o quanto a prevenção faz a diferença. Por isso, luto para ampliar o número de carretas do Programa. Precisamos atender mais mulheres. Assim, teremos mais chance de detecção precoce e tratamento eficaz”, disse a deputada.
A unidade móvel conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e um agente administrativo.
Para agilizar o diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.
As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo localizado na capital paulista, que emite laudos à distância.
“É muito importante fazer a mamografia. Esta é uma das principais ferramentas de rastreamento para o câncer de mama, pois detecta alterações nos tecidos mamários, muitas vezes antes que os sintomas se manifestem ou os nódulos sejam palpáveis. Esses cuidados aliados aos investimentos no sistema de saúde auxiliam no trabalho de prevenção”, alertou Carla Morando.
Durante seu mandato, a parlamentar destinou mais de R$ 10 milhões para o Hospital da Mulher, em São Bernardo, que é referência no tratamento e diagnóstico desses tipos de câncer.
Também conquistou recursos para levar a Carreta do Programa Mulheres de Peito a várias cidades do Estado, garantindo o acesso à mamografia para as mulheres.
O programa de prevenção e combate ao câncer de mama denominado Mulheres de Peito criado e mantido pelo Governo do Estado de São Paulo se tornou permanente por meio de lei do marido de Carla, Orlando Morando, no exercício de mandato de deputado estadual, em 2015.Como prefeito de São Bernardo do Campo, ele ampliou a luta contra a doença, em 2019, quando a Prefeitura adquiriu a Unidade Móvel da Mamografia “Amiga do Peito”.
A unidade itinerante percorre todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante o ano e, de setembro de 2023 a setembro de 2024, realizou 15 mil diagnósticos.