A fim de capacitar os produtores de cultura, a Prefeitura de Santo André, por meio do Núcleo de Formação em Gestão e Políticas Culturais da Secretaria de Cultura, promove, em primeiro lugar, três cursos gratuitos e online nas áreas de projetos culturais e comunicação em outubro e novembro.
A ideia é, acima de tudo, dar ferramentas que facilitem o acesso a recursos disponíveis em mecanismos de financiamento.
Entre eles, por exemplo, a Política Nacional Aldir Blanc.
As aulas serão ministradas, por exemplo, pelo consultor, educador e pesquisador independente André Fonseca.
As inscrições estão abertas e os formulários dispõem da descrição detalhada do conteúdo de cada oportunidade.
O primeiro curso, ‘Estratégias de comunicação para quem trabalha com cultura’, tem inscrições abertas até 6 de outubro pelo link https://bit.ly/ComunicacaoParaCultura.
Interessados na capacitação ‘Como desenvolver ações afirmativas e de acessibilidade em projetos culturais de editais têm até 25 de outubro para se inscrever em https://bit.ly/AcoesAfirmativasEmEditais.
Por fim, o curso‘Projetos culturais: elaboração e comunicação para obter recursos’ está disponível até 28 de outubro em https://bit.ly/ProjetosElaboracaoEComunicacao.
Aulas começam em 8 de outubro
As aulas do curso ‘Estratégias de comunicação para quem trabalha com cultura’ têm início em 8 de outubro, às terças e quintas, das 19h30 às 21h30, até 22 de outubro.
Neste período, o conteúdo da formação ajudará profissionais da área cultural a desenvolver e aplicar estratégias de comunicação que possam aproximar mais os seus perfis dos públicos que desejam alcançar e a gerar uma maior percepção de valor.
Em 28 (segunda) e 29 (terça) de outubro, também das 19h30 às 21h30, acontece o curso ‘Como desenvolver ações afirmativas e de acessibilidade em projetos culturais de editais’.
Nesta capacitação, haverá um breve panorama dos motivos pelos quais editais estão contemplando ações voltadas a grupos minorizados e como as medidas estão sendo solicitadas, bem como serão exemplificados erros frequentes de proponentes, além de analisar se a execução das medidas será viável em caso de aprovação do projeto.
Com início em 30 de outubro, ‘Projetos culturais: elaboração e comunicação para obter recursos’ vai até 13 de novembro, das 19h30 às 21h30.
O curso traz um olhar mais ampliado sobre projetos culturais, mostrando como estruturá-los e comunicá-los de acordo com os mecanismos de financiamento mais utilizados na área cultural: editais, patrocínios e financiamento coletivo.
A realização dos cursos está inserida nas ações de apoio da Política Nacional de Fomento à Cultura (PNAB) 2024 em Santo André.
A PNAB foi instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022.
Tem como objetivo fomentar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os Estados, o Distrito Federal e os municípios, durante cinco anos, com início em 2023.
Fomentador
O consultor, educador e pesquisador independente nas áreas de comunicação, gestão cultural e diversidade, André Fonseca, é quem vai ministrar os cursos.
Ele já realizou trabalhos, em conclusão, para instituições e artistas como MIS – Museu da Imagem e do Som, Instituto Brincante, RedSudamericana de Danza, Circo Zanni, Fundação Bienal, Instituto Tomie Ohtake, Museu da Diversidade Sexual, Sesc, Fundação de Cultura de Belo Horizonte, Antonio Nóbrega, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, entre outros.