Avanços nos serviços de esgoto são destaques em Mauá neste ano

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A diferença entre o esgoto tratado e o bruto.

Com R$ 245 milhões investidos, ações realizadas pela BRK Ambiental no município proporcionam indicadoresde coleta e tratamento de esgoto acima da média nacional

O ano de 2020 foi repleto de desafios, e o setor de saneamento reforçou seu papel fundamental para a sociedade.

Os cerca de 200 mil profissionais em atuação em todo o Brasil estiveram na linha de frente para contribuir com a saúde e o bem-estar da população,

Além disso, como tantas outras categorias, foram indispensáveis neste período de pandemia, desempenhando um serviço essencial para a preservação da saúde das pessoas e, por consequência, no combate ao coronavírus.

Em Mauá, em primeiro lugar, o trabalho das equipes de atendimento ao cliente, assim como de operação de redes, manutenção e operadores da Estação de Tratamento foi fundamental, especialmente no momento em que muitas pessoas precisaram ficar em casa.

A cidade se destaca, portanto, com os melhores índices de saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo:93% de coleta de esgoto e 85% de tratamento.

Esses números são, acima de tudo, reflexo da continuidade dos investimentos de mais de R$ 245 milhões no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade.

Nela já são tratados diariamente mais de 55 milhões de litros de esgoto, contribuindo para a recuperação dos córregos do município, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce na cidade.

Tratamento e tecnologia

Em um ano atípico, a BRK Ambiental tem orgulho de apresentar avanços expressivos, entre eles,o aumento do índice de tratamento de esgoto com o indicador de 85%.

Além disso, a concessionária implantou 1,3 quilômetros de redes coletoras de esgoto, com interligações que beneficiaram 4.500 famílias, e um programa de limpeza preventiva que alcançou mais de 46 quilômetros de tubulações, maior volume no período desde o início da concessão, em 2003.

Para condução das atividades do sistema público de coleta e tratamento de esgoto na cidade, a BRK Ambiental investiu, este ano,em tecnologiacomo suporte e capacitação de suas equipes técnicas.

Em algumas regiões da cidade,foi possível realizar um mapeamento rápido e assertivo por meio de drone, interligando redes de esgoto com mais agilidade em áreas cobertas por vegetação nativa e solo arenoso, preservando os recursos, a estabilidade geológica e a biodiversidade do terreno, além de proporcionar maissegurança às equipes.

Somado a essa tecnologia,como forma de informar os moradores a respeito das obras e proporcionar o acompanhamento das mesmas, a BRK Ambiental utilizou a ferramenta de QR Code, um código de barras 2D, em duas cores, que pode ser lido e interpretado pelos smartphones.

“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas garantindo saneamento de qualidade. Temos um compromisso com a cidade e o nosso principal objetivo agora é a universalização da coleta e do tratamento de esgoto”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Mauá.

Doações de kits de higiene e limpeza

A BRK Ambiental realizou, ao longo do ano,a doação de 1.100 kits de higiene e limpeza para quatroinstituições do município de Mauá: Lar Sol da Esperança, Casa da Acolhida Isabel Soler, União da Saúde sem Fronteiras (UNISF) e Associação Estrela Azul.

Compostos por detergente, água sanitária e sabonetes, os kits auxiliaram as entidades que, diante das medidas de enfrentamento à Covid-19, passaram a demandar maior quantidade desses produtos pelos cuidados redobrados com a higienização.

“Temos o compromisso de apoiar ações que contribuam na prevenção da doença e garantam a saúde e o bem-estar da população. Os itens de higiene e limpeza se tornaram aliados essenciais neste momento”, reforça Fernando.

Visitas virtuais

Mas, em prol dos esforços para combater o coronavírus, a empresa também paralisou as visitas presenciais realizadas na Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Porém,ciente de que a prática é fundamental para promover o conhecimento com relação ao saneamento,foi lançado um programa de visitas virtuais.

O evento ocorre on-linepor meio deaplicativoe permite apresentar para alunos de escolas e universidades todas as etapas dos processos de coleta e tratamento, até que o efluente seja devolvido tratado ao meio ambiente. O tour virtual possibilita conhecimentos práticos de temas desenvolvidos em sala de aula.

Para realizar visitas virtuais na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, as escolas e universidades devem, portanto, solicitar o agendamento pelo site www.brkambiental.com.br, telefone 0800 771 0001 ou e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.

Canais de atendimento digital e PicPay

Neste ano marcado por ações de combate ao coronavírus, a concessionária ampliou, além disso, os canais digitais de atendimento aos seus clientes.

Por meio da nova agência virtual minhabrk.com.br, do site www.brkambiental.com.br; das redes sociais e do WhatsApp, pelo número (11) 99988-0001, é possível que os clientes solucionem dúvidas e solicitem diferentes serviços, como a emissão de segunda via de faturas e conferir o histórico de consumo, sem que precisem sair de casa.

Outra facilidade disponibilizada pela concessionária em meio a pandemia foi, em conclusão, o recebimento das faturas de água e esgoto pelo aplicativo PicPay, assim como por serviço de internet banking e débito automático.

Biorreator de tratamento de esgoto

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