Atividades gratuitas vão apresentar, em primeiro lugar, informações e curiosidades sobre os frutos nativos e as plantas deste bioma
Para celebrar o Dia da Árvore, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, oferece duas oficinas gratuitas neste mês de setembro.
Voltadas à temática da Mata Atlântica, bioma presente em Santo André, as atividades são abertas a todos os interessados e as inscrições já estão disponíveis.
A primeira oficina ocorre no dia 13 (sexta-feira), às 9h, e abordará sobre os frutos nativos da Mata Atlântica.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre araçá, uvaia, grumixama e o cambuci, e degustar alguns desses frutos.
Já no dia 20 (sexta-feira), também a partir das 9h, o público poderá entender mais sobre as plantas ornamentais existentes na Mata Atlântica, permitindo a sensibilização dos participantes quanto à biodiversidade do bioma e a necessidade de sua conservação.
A atividade será dividida em parte teórica e prática, com visita ao cactário, bromeliário e orquidário da Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará – Parque Escola.
Os dois encontros acontecem na Emea e serão conduzidos pela mestre em biodiversidade vegetal e meio ambiente pelo Instituto de Pesquisas Ambientais, Juliana Moreira Bianchi.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail educambiental@semasa.sp.gov.br<mailto:educambiental@semasa.sp.gov.br> ou pelo telefone 4433-9050.
Haverá emissão de certificado aos participantes.
O Dia da Árvore é comemorado oficialmente, portanto, em 21 de setembro.
Foi criado para ampliar, acima de tudo, a sensibilização das pessoas acerca da necessidade de conservação das espécies vegetais.
Afinal. elas são fundamentais para o equilíbrio ecológico e natural do planeta.
Com as mudanças climáticas, torna-se ainda mais urgente compartilhar conhecimentos sobre a flora, além dos impactos ocasionados pelas atividades humanas no meio ambiente.