O BRT-ABC recebeu nesta terça-feira (27.8) o prêmio Melhores e Maiores Obras do Instituto de Engenharia, na categoria Infraestrutura de Transporte
A cerimônia ocorreu, em primeiro lugar, na sede do IE, em São Paulo, durante a Semana Nacional de Engenharia.
O Instituto premiou, em suma, as 20 obras que mais se destacaram em todo o País pelo compromisso com a qualidade da engenharia brasileira e pelo impacto social.
O BRT-ABC, a ser operado pela Next Mobilidade, será o primeiro corredor exclusivo de ônibus do Brasil totalmente atendido por veículos 100% elétricos.
Serão 92 ônibus elétricos e-Trol, articulados, produzidos com tecnologia nacional pela Eletra, empresa brasileira com sede em São Bernardo do Campo/SP, em parceria com a WEG (motores elétricos e baterias), Caio (carroceria) e Mercedes-Benz (chassi).
O BRT-ABC terá 16 paradas e três terminais, ligando as principais cidades do ABCD à rede metroviária da Região Metropolitana de São Paulo.
Beneficiará diretamente três municípios do ABCD (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
Fará a interligação com os terminais São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
A capacidade inicial será de 173 mil passageiros/dia, podendo chegar a até 600 mil com o crescimento da demanda.
O investimento total estimado é de R$ 950 milhões, a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade).
As obras estão em curso em São Bernardo e São Paulo e deverão ser concluídas em 2025.
Representando a Next Mobilidade, o arquiteto Flamínio Fichmann agradeceu, portanto, a premiação.
Destacou, em conclusão, a experiência do grupo que lidera o BRT-ABC, com mais de um século de tradição em transporte público na Grande São Paulo.