Torcedores do Corinthians promovem doação de sangue solidária em Mauá

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: Evandro Oliveira/PMM

Evento acontece, em primeiro lugar, no sábado (31.8), no Posto de Coleta de Sangue de Mauá

Todos os dias devemos ressaltar e lembrar a importância da doação de sangue. Por isso, corintianos de Mauá se mobilizaram e vão promover no sábado (31.8), o Mauá Sangue Bom, onde torcedores do Corinthians estão sendo convidados a doarem sangue, vestidos com a camisa do clube, no Posto de Coleta de Sangue, na rua Luiz Lacava, 229, Vila Bocaina, em Mauá.

O horário de funcionamento é das 08h às 12h30. A ação tem o apoio da Prefeitura que construiu o local que agora é administrado pela Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue).

A entidade tem emitido vários alertas para o nível baixo do estoque que abastece hospitais da região, entre os quais o Hospital de Clínicas Dr Radamés Nardini, que fica em Mauá.

A disponibilidade de alguns fatores sanguíneos é suficiente para dez dias. Por isso, é muito importante que quem puder, doe sangue.

Os níveis mais críticos, ou seja, que necessitam urgentemente de doadores, são os tipos sanguíneos de fator negativo: A, B, AB e O. Além disso, também requer atenção especial o estoque de O positivo.

O Posto de Coleta de Mauá, desde a inauguração, em março de 2023, já arrecadou 17.245 bolsas de sangue. Se cada uma delas puder ajudar até quatro pacientes, é possível dizer que cerca de 69 mil vidas podem ter sido salvas, graças a essa iniciativa.

Condições para doar

Lembrando que, para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira coleta antes dos 60 anos), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e alimentado, porém evitar refeições gordurosas três horas antes. Por isso é realizada a triagem do candidato.

O material recebido é encaminhado para o hemocentro da Colsan, em São Bernardo do Campo. E rende hemocomponentes como concentrado de hemácias, de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, enviados a hospitais públicos do Grande ABC.

O horário de funcionamento do Posto de Coleta de Sangue de Mauá é de segunda a sábado, das 8h às 12h30. A doação poderá ser agendada pelo aplicativo COLSAN, que pode ser baixado na Google Play Store e Apple Play Store. Existe a opção sem a marcação da coleta, por ordem de chegada no local. O posto conta com médico, enfermeiro, captadora, técnico em enfermagem e recepcionista, além de apoio operacional.

No local é necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto contendo CPF e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional ou de habilitação).

Menores de 18 anos, acompanhados de adulto, deverão levar o Termo de Autorização de doação preenchido, com firma reconhecida em cartório e RG (original e cópia) de ambos.

Outras informações, em conclusão, podem ser obtidas no link:  https://colsan.org.br/site/doador/requisitos-para-doacao/.

You may also read!

Marcelo Oliveira assina a ordem de serviço construir o Terminal Itapark

O espaço atenderá 18 linhas de ônibus e deve beneficiar a região, que tem cerca de 60 mil habitantes,

Read More...

Nova etapa do Viaduto Estaiado Robert Kennedy marca 100 dias de gestão com avanço na mobilidade urbana de São Bernardo 

Obra reforça, acima de tudo, o compromisso do governo com a modernização da cidade e a entrega de grandes

Read More...

Prefeitura organiza próximas etapas do Prodesa, maior programa contra enchente de São Caetano

Equipes da Prefeitura de São Caetano do Sul e do Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico) se

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu