Pesquisa da FecomercioSP mostra empresários paulistanos mais cautelosos em julho

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
- Updated

Índice que avalia, em primeiro lugar, a perspectiva sobre contratações e novos investimentos, recuou 1,8%

O Índice de Expansão do Comércio (IEC), apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), recuou 1,8% em julho.

Diante do resultado, o indicador passou de 107,2 pontos, em junho, para 105,3 pontos, em julho.

O índice varia, por exemplo, entre 0 e 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador registrou, acima de tudo, variação de -0,7%.
 O IEC é composto pelas variáveis Expectativas para Contratações de Funcionários (ECF) e pelo Nível de Investimentos das Empresas (NIE).  O primeiro recuou 2,8%, passando de 119 pontos, em junho, para 115,6 pontos, em julho. Já o índice que apura a propensão dos empresários a fazer novos investimentos apontou queda de 0,6% — de 95,5 para 94,9 pontos. Na comparação interanual, o primeiro caiu 3,4% e o segundo avançou 2,8%.

Estímulo

Segundo a FecomercioSP, no sétimo mês do ano, a desaceleração inflacionária, o ciclo de redução da taxa de juros, o aquecimento do mercado de trabalho e o aumento da renda estimularam o consumo das famílias, beneficiando o Comércio.

O contexto contribuiu para a expansão nas vendas, demandando contratação de novos funcionários. Nos meses de maio e junho, as datas comemorativas também favoreceram esse movimento.
Por outro lado, os desafios do cenário macroeconômico e o cenário de endividamento e juros elevados que atingem as empresas levaram os empresários a adotar uma postura mais cautelosa quanto a novos investimentos. Segundo a FecomercioSP, o NIE tem flutuado entre 93 e 96 pontos, nos últimos meses. O patamar abaixo dos 100 pontos reflete um sentimento de pessimismo dos empresários para investir em capital físico, reformas, abertura de lojas, entre outros.

Notas metodológicas

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários.

O indicador vai, portanto, de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios.

A análise dos dados identifica, além disso, a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.

Apesar de esta pesquisa também se referir ao município de São Paulo, sua base amostral abarca, em conclusão, a região metropolitana.

You may also read!

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família

Medida inclui, em primeiro lugar, três novos grupos prioritários: famílias com pessoas em situação de rua, com membros em

Read More...

O que abre e fecha neste feriado da Revolução Constitucionalista

Serviços essenciais mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Read More...

Prefeitura de São Bernardo repudia violência contra médica na UPA Alvarenga

Profissional foi agredida, em primeiro lugar, por paciente na tarde de sábado (05.07); GCM chegou rapidamente graças ao botão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu