Governo de SP incentiva a troca gratuita de até 220 mil antenas parabólicas tradicionais por aparelhos digitais

In ABCD, Ciência e Tecnologia On
- Updated
Divulgação

Com a chegada da internet 5G, sinal dos equipamentos antigos será desativado

O Governo de SP quer acelerar a troca gratuita das antenas parabólicas tradicionais, ainda bastante comuns no interior e em áreas rurais, por exemplo, por equipamentos digitais.

O procedimento é necessário porque o sinal dos aparelhos antigos pode sofrer interferências, com a chegada da internet 5G, e deve ser desativado no fim do ano.

A troca gratuita das antenas está liberada, em todo o país, para milhares de beneficiários de programas sociais.

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), tem levado o tema a gestores municipais de todas as regiões do Estado, dentro do programa TecnoCidades, que visa incentivar a inovação tecnológica e acelerar a chegada do 5G.

A agência quer mobilizar prefeituras e câmaras municipais para que elas também incentivem a troca das antenas, já que estão mais próximas dos cidadãos, principalmente dos que vivem em áreas mais remotas.

Fundamental

“A conectividade de alta performance é fundamental para que possamos alavancar o setor produtivo e deixar os municípios mais competitivos, gerando mais renda, emprego e desenvolvimento regional”, aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.

O fornecimento e a instalação dos novos kits gratuitos, com antena, receptor e controle remoto, são feitos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada – por determinação da Anatel – pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas em todo o País.

Só no Estado de São Paulo, mais de 100 mil antenas tradicionais já foram substituídas pelas digitais.

Mas projeções da Siga Antenado indicam que o total de aparelhos a serem trocados pode chegar a quase 220 mil.

“Queremos São Paulo cada vez mais preparado para o 5G, que trará inovações na gestão pública e será decisivo na atração de investimentos privados. Por isso a atuação junto aos gestores locais, que estão mais perto da população e serão parceiros estratégicos do Estado”, diz o diretor de Projetos e Investimentos da InvestSP, Thiago Camargo.

Para ter acesso à antena digital sem custos, a pessoa ou família precisa: ser beneficiária de algum programa social do Governo Federal e registrada no Cadastro Único; e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo.

Pelo site do Siga Antenado, o cidadão pode fazer a consulta sobre se tem ou não direito ao kit gratuito.

Se for o caso, pode, em conclusão, agendar a instalação dos equipamentos.

You may also read!

Programa de recapeamento contempla vias do Jardim Cláudia, região dos Casa, e beneficia moradores

Com investimento de R$ 2,3 milhões de São Bernardo, pacote de melhorias viárias no bairro inclui pavimentação, acessibilidade e

Read More...

Prefeitura de São Caetano do Sul promove Caminhada Inclusiva de conscientização ao autismo

“Informação gera empatia. Empatia gera respeito!” Os dizeres de uma das muitas faixas na Caminhada Inclusiva pelo Abril Azul, mês

Read More...

Taka entrega novo tomógrafo ao Quarteirão da Saúde de Diadema

Equipamento de ponta substituiu o antigo e vai realizar, acima de tudo, mais de 600 exames de imagem mensais A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu