Negociação na Bolívia sugere mudança histórica para a indústria brasileira

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
- Updated
André Passos, presidente da Abiquim

Nota assinada nota assinada nesta quarta-feira (10.7) pelas entidades representativas do setor químico nacional – entre elas a Abiquim – integrantes da comitiva brasileira liderada pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, na terça (9), na Bolívia, com foco na nova oferta de gás natural, define a agenda como “passo histórico” para o mercado.

Leia, a seguir, a nota oficial, na íntegra:

“A representação da indústria nacional que participou da comitiva brasileira em negociação na Bolívia sobre a possibilidade de nova oferta de gás natural do país vizinho considerou a agenda um passo histórico para a ampliação do mercado de gás natural, através da maior competição e redução de custos, com impactos para a descarbonização da indústria nacional e o aumento da atividade econômica brasileira.

Os representantes da ABRACE Energia (consumidores de energia), FIESP, ABVIDRO (indústria do vidro), ABIQUIM (indústria química) e ASPACER e ANFACER (indústria da cerâmica) entendem que a visita a Bolívia está em linha com os objetivos do programa Gás Para Empregar e pode representar uma imensa oportunidade de curto, médio e longo prazo para o mercado de gás natural, com possibilidade, inclusive, de utilização de gás da Argentina por meio do Gasbol.

A partir das conversas realizadas já será possível iniciar rodadas de negociação para contratação de gás boliviano e argentino sem a participação da Petrobras, o que será fundamental para aumentar a concorrência no mercado de gás, possibilitando maior liquidez, ajudando, inclusive a viabilização do gás natural vindo do pré-sal.

O Ministério de Minas e Energia foi fundamental para concretizar esse momento e a possibilidade de evoluir na contratação direta de gás pela indústria, o que poderá resultar em redução substantiva do preço de gás para a indústria brasileira.

Paulo Pedrosa, presidente executivo da ABRACE Energia e Conselheiro do Coinfra da Fiesp

Lucien Belmonte, presidente da ABVIDRO, Coordenador do Fórum do Gás e Conselheiro do Coinfra da Fiesp

André Passos, presidente da ABIQUIM

Maurício Borges, CEO ANFACER”

You may also read!

Marcelo Oliveira assina a ordem de serviço construir o Terminal Itapark

O espaço atenderá 18 linhas de ônibus e deve beneficiar a região, que tem cerca de 60 mil habitantes,

Read More...

Nova etapa do Viaduto Estaiado Robert Kennedy marca 100 dias de gestão com avanço na mobilidade urbana de São Bernardo 

Obra reforça, acima de tudo, o compromisso do governo com a modernização da cidade e a entrega de grandes

Read More...

Prefeitura organiza próximas etapas do Prodesa, maior programa contra enchente de São Caetano

Equipes da Prefeitura de São Caetano do Sul e do Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico) se

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu