No dia em que o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul comemora 63 anos de atividades, seu presidente, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, escreve um artigo para marcar a data.
Segue a íntegra do texto do sindicalista:
“Ano 63 do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul
’63 anos de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e do Brasil
‘Na condição de trabalhador metalúrgico e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Caetano do Sul quero aqui prestar minhas homenagens a esta importante entidade de classe que neste 08 de dezembro comemora 63 anos de atividades, com um imenso histórico de lutas, vitórias e conquistas, não apenas para o segmento dos metalúrgicos, mas também para a região do ABC Paulista, do Estado de São Paulo e do Brasil.
‘Estão de parabéns todos os que fizeram e fazem parte deste importante sindicato (a categoria em si e suas diversas diretorias, com seus respectivos presidentes) que, com firmeza e determinação, ajudaram a construir um País melhor com o trabalho do dia a dia, mesmo enfrentando dificuldades que vão das crises econômicas, ao desemprego e, muitas vezes, à falta de boas condições de trabalho.
‘Contra tudo isso, os trabalhadores sabem que podem contar com o seu sindicato que há exatos 63 anos se coloca na defesa da categoria que representa, bem como em prol de um modelo de desenvolvimento em que o nosso Estado e o Brasil tenham como fator primordial a valorização do trabalhador.
‘Nos seus 63 anos de existência, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul presenciou e participou dos principais processos tendo como pano de fundo a luta por um Brasil livre, soberano e acima de tudo, com justiça social. Por conta disso, das suas ações combativas em defesa dos trabalhadores, a entidade ficou em diversos momentos da sua história sob intervenção de governos autoritários e muitos de seus dirigentes foram perseguidos, depostos, presos e torturados.
‘Entretanto, mesmo sofrendo intervenções e perseguições o sindicato, por meio de seus dirigentes e da sua categoria, sempre levantou a voz na defesa da sociedade, da democracia, dos interesses populares, de um ABC melhor, de um Brasil mais justo. Com toda essa luta, foram várias as vitórias conquistadas, com garra e convicção, pela excelente atuação do sindicato.
‘Muito me orgulha como trabalhador e presidente do sindicato prestar esta justa homenagem ao Sindicato e aos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos/as de São Caetano do Sul que sempre atuaram de modo firme e decidido, em cada frente de luta, em cada momento, em cada reivindicação em prol do bem comum.
‘Parabéns, Sindicato! Parabéns, metalúrgicos/as! Que esta luta se renove todos os dias, pelo melhor para São Caetano do Sul, para a Região do Grande ABC, para São Paulo e para o Brasil.
‘São Caetano do Sul, 08 de dezembro de 2020
‘Aparecido Inácio da Silva
‘Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul”