Santo André reforça prevenção de HIV/Aids com campanha Fique Sabendo

In Saúde On
- Updated
Centro de Especialidades Referência em Infectologia. Foto: Angelo Baima/PMSA

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, está participando da 13ª campanha estadual “Fique Sabendo”. A iniciativa tem o intuito de sensibilizar e alertar a população sobre a prevenção e tratamento precoce contra o HIV, Aids e sífilis. Nesta semana serão realizadas ações que integram o Dezembro Vermelho.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as ações serão realizadas respeitando os protocolos sanitários e em regiões da cidade onde a circulação de grupos mais vulneráveis é maior.

“O programa municipal de HIV/Aids oferece apoio técnico permanente à rede de saúde, com diversas ações como discussões, capacitações sobre prevenção e para a realização de testes rápidos. Há testadores em toda a rede, por exemplo”, explicou a coordenadora do Programa de Agravos Crônicos Transmissíveis de Santo André, Márcia Furquim.

Os testes são realizados em todas as unidades de saúde de Santo André ao longo do ano. Durante a campanha os exames também serão disponibilizados em locais estratégicos fora das unidades.

Nesta semana a ação ocorrerá nos bairros Parque Andreense, Centro, Jardim Santo André, Vila Helena, Utinga e Vila Guiomar. Além disso, equipes do Consultório na Rua irão atuar em locais estratégicos que concentram maior circulação de travestis, transexuais e trabalhadores (as) do sexo.

Durante o período de pandemia, houve uma pequena queda nos casos de HIV/Aids em Santo André. De janeiro a outubro de 2020 houve 83 notificações. Em 2019, no mesmo período, houve 114 notificações.

O Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, localizado na Vila Vitória, possui um ambulatório adulto e infantil que atende, em especial, os portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/Aids, além de integrar os atendimentos dos casos de tuberculose extrapulmonar. O serviço também conta com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), responsável por ofertar testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, e dispõe de equipe de assistência às vítimas de abuso e violência sexual.

No Centro Médico de Especialidades há cerca de 2.600 pacientes em terapia para o tratamento do HIV e 196 pacientes em uso de Prep (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV).

Programação do Fique Sabendo em Santo André:

3/12 – Jardim Santo André (na Associação Beneficente do Jardim Santo André e Adjacências, rua dos Dominicanos, 456, das 13h às 17h, com equipe da USF Jardim Santo André) e Vila Helena (no albergue da rua Murici, 465, às 9h, com equipe da USF Vila Helena)

5/12 – USF Utinga e USF Vila Guiomar (nas unidades, das 8h às 16h)         

You may also read!

Craque Falcão atuará em jogo festivo na Abertura da Copa São Bernardo de Futsal

Partida será na quinta-feira (31.07); ingressos devem ser retirados, em primeiro lugar, em troca de um quilo de alimento

Read More...

Momento “Mãos ao Alto!”

Por Marli Gonçalves* Momento pavoroso vivemos, o país sombrio em um compasso de espera, inseguro. Que momento triste este ao

Read More...

Em Osasco, Lula garante ao Jardim Represa, em São Bernardo, R$ 215 milhões

Projeto desenvolvido pela Prefeitura está, em primeiro lugar, entre as iniciativas contempladas pelo Novo PAC Seleções, do Governo Federal São

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu