A Prefeitura de São Caetano do Sul segue, em primeiro lugar, com a Operação Remove.
A ação permanente retira, por exemplo, veículos em estado de abandono das ruas da cidade.
Nos primeiros cinco meses do ano, a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) notificou 157 proprietários de veículos ‘abandonados’ na cidade.
Destes notificados, 141 saíram por conta própria no prazo estabelecido e 16 foram recolhidos para o pátio.
Houve, ainda, 162 ocorrências (reclamações) recebidas por e-mail, telefone da Semob, CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), Ouvidoria e outros.
Dessas 162 ocorrências, 92 eram veículos que, por exemplo, não caracterizaram abandono, e 70 abandonados.
O secretário de Mobilidade Urbana, Diego Santos Vido Faria, explica a importância da participação dos moradores em avisar a Semob da existência de veículos em estado de abandono nas ruas.
“Temos um protocolo de prazos de notificação do proprietário do veículo em estado de abandono até chegar à situação de apreensão do veículo e levá-lo ao pátio”, diz o secretário.
“Por isso, o quanto antes ficarmos sabendo da situação, mais rapidamente ela será resolvida”, destaca Diego Faria.
Abandono de veículos
Veículos considerados abandonados são os que apresentarem pelo menos uma das seguintes características:
– não ter, no mínimo, uma placa de identificação obrigatória;
– estar em evidente estado de deterioração de sua carroceria ou de suas partes removíveis, oferecendo risco à saúde ou à segurança pública;
– visível e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético;
– impossibilitado de deslocamento com segurança pelos próprios meios.
Completados 10 dias de abandono, a contar da fixação do adesivo de notificação (ciência) de remoção do veículo e, caso o proprietário não o tenha retirado do local, o veículo será removido ao pátio municipal.
Ao perceber um veículo estacionado há muitos dias sem que o proprietário o retire, moradores devem entrar em contato com a Fiscalização da Semob.
Isso é possível, em conclusão, pelos telefones 4221-1622 / 4233-8920, ou com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), no 0800-7000-156.