Intervenções, em parceria com a Sabesp, trarão impactos positivos à vida de 25 mil pessoas que vivem e transitam pela região e também ao meio ambiente
O prefeito Orlando Morando assinou, na manhã deste sábado (25.05), ordem de serviço que autoriza o início de obras para manutenção e revitalização das redes coletoras de esgoto na nascente do Córrego Saracantan, além da reposição do asfalto em 12 ruas por meio do Programa Asfalto Novo.
Os trabalhos, em parceria com a Sabesp, têm como objetivo promover a adequação e melhoria da infraestrutura existente no local.
Ofertando, portanto, mais qualidade de vida a cerca de 25 mil moradores do entorno.
“Essas são aquelas obras que quase ninguém vê, mas que contribuem significativamente para a cidade”, ressalta o chefe do Executivo Municipal.
E disse mais: “Estamos cuidando do futuro da Vila São Pedro, que continua crescendo, e, por isso, demanda ampliação da estrutura.”
Da mesma forma, lembrou: “Sem falar que melhorar a coleta e o tratamento de esgoto trazem mais qualidade de vida para a população e contribuem com o meio ambiente.”
Em conclusão, anunciou: “Após a execução da obra, será feita a troca da malha viária, completando o serviço”.
Os trabalhos consistem na renovação da infraestrutura pela substituição da rede de esgoto.
Com isso, adequando a tubulação às novas necessidades do bairro, além da reposição do asfalto.
Serão implantados 3,5 quilômetros de rede para dar mais eficiência à coleta de esgoto da região.
Além da melhoria operacional e da renovação da infraestrutura, a obra contribui com a qualidade da água do córrego e com o meio ambiente da região.
Ruas contempladas
Após a execução das obras, o Programa Asfalto Novo beneficiará várias ruas.
Engtre elas, a Rua Tributino Nunes; Rua Maria Ermínia de Jesus; Rua Gerônimo Dos Santos; Rua Primeiro de Maio; 5 Rua Vinte e Nove de junho.
Tem ainda a Rua Tertuliano Júnior; Rua João Del Rei; Rua Carlos Drumond de Andrade; Rua Mocidade e Rua das Margaridas.
Finalmente, a Rua Felix e Rua dos Evangélicos (Av. D Pedro de Alcântara até a Rua 14 de Maio).
Transformação
Implantado desde 2017, o Asfalto Novo tornou-se, acima de tudo, o maior programa de recuperação da malha viária da história da cidade.
O projeto já impactou, por exemplo, 1.600 vias de São Bernardo, o equivalente a mais de 600 quilômetros de extensão em diversos pontos do município.
Entre eles, em conclusão, o Grande Alvarenga, Batistini, Rudge Ramos Paulicéia, Cooperativa, Parque Espacial, Alves Dias e Dos Casa.
Sem contar o Centro, Demarchi, Nova Petrópolis e Ferrazópolis.