Com café em alta, SP abre as portas do maior cafezal urbano do mundo

In Canto do Joca On
Sabor da Colheita marca o início simbólico da colheita do café no Estado de São Paulo. Visitantes terão um dia especial, com oficinas, conversas, gastronomia e tudo relacionado a essa importante cultura para São Paulo e para o Brasil

Nos primeiros quatro meses de 2024, as exportações paulistas de café subiram 20,4% e para marcar o início da colheita do café neste ano de otimismo para o setor, o Instituto Biológico (IB-APTA), órgão ligado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realiza neste sábado a 17ª edição do Sabor da Colheita.

A festa ocorre no maior cafezal urbano do mundo, na sede do Instituto Biológico, na Vila Mariana, zona sul da capital. O evento é uma celebração da Pasta a essa importante cultura de São Paulo e de todo o país.

Durante o 17º Sabor da Colheita, os participantes vivenciarão o significado prático da jornada de milhares de cafeicultores brasileiros. Para a colheita, os visitantes usarão aparato necessário como chapéu, peneiras e balaios. Todo o processo será orientado por especialistas, para que seja feita a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros.

O público terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta a economia paulista.

Os frutos colhidos serão beneficiados e torrados. Os participantes poderão também degustar um café, aprender mais sobre métodos de preparo de cafés, e conhecer diferentes tipos de cafés oferecidos pela Nestlé e produtores paulistas.

IB

O Instituto Biológico mantém o maior cafezal urbano do mundo. Ao todo, são 2.200 pés de café, em uma área de 10 mil m², localizada na sede do Instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera. O cafezal é composto por 6 variedades novas de café plantadas e mais Catuaí da década de 80, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), também vinculado à Secretaria de Agricultura, e que está presente em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

A plantação de café foi formada na década de 1950 e tinha a função de servir como material de pesquisa para os técnicos do Instituto Biológico desenvolverem o controle de pragas agrícolas. Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades como demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas.

Serviço
17º Sabor da Colheita
Data: 25 de maio de 2024
Horário: das 9h00 às 17hs
Local: Instituto Biológico
Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana

A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
Programação: www.biologico.agricultura.sp.gov.br

You may also read!

Relatório de Transparência do Smart Sampa comprova eficácia do sistema de reconhecimento facial

Prefeito Ricardo Nunes e secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, apresentaram à imprensa, nesta quarta-feira (18), informações consolidadas sobre

Read More...

Iniciativa do vereador Julinho Fuzari, entrega do 1º Selo Empresa Amiga do Autista estimula emprego e inclusão em São Bernardo

Acatando indicação do líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Julinho Fuzari, Executivo enviou proposta que já se tornou

Read More...

Confira o que abre e fecha em São Bernardo no feriado de Corpus Christi

Devido ao feriado de Corpus Christi, o Paço Municipal não terá expediente entre quinta-feira (19.06) e domingo (22.06), com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu