Desmontagem do anexo dois do Paço já começou para preparação do canteiro de obras; ato oficial de demolição será em 28 de maio
Os secretários de Governo, Mario Reali, de Obras, Luiz Carlos Theophilo, e de Planejamento e Gestão de Diadema, Fatinha Queiroz, apresentaram na manhã desta terça-feira (21.05) aos servidores do Paço Municipal, em primeiro lugar, o projeto do novo Hospital Municipal.
Desde o início do mês, o anexo dois do Paço vem sendo desmontado para dar lugar ao canteiro de obras.
Em 28 de maio, próxima terça-feira, será realizado, acima de tudo, ato oficial de demolição, às 9 horas da manhã.
O objetivo da reunião foi apresentar o projeto aos servidores que ainda estão no Paço – as Secretarias de Finanças e de Assuntos Jurídicos se mudaram recentemente para novos endereços – e conversar sobre o período de obras, até que todos os departamentos deixem o local.
Ainda permanecem no Paço as Secretarias de Planejamento e Gestão, Comunicação, a Controladoria e a Ouvidoria do município.
Além, é claro, dos gabinetes do prefeito José de Filippi Júnior e da vice-prefeita Patty Ferreira.
O secretário de Governo, Mario Reali, lembrou que o projeto do novo Hospital Municipal começou a ser discutido, por exemplo, em 2021.
Desde então, as equipes envolvidas têm, portanto, trabalhado muito.
“Começamos pela definição de local e o terreno do Paço era a melhor opção por ser da municipalidade, por estar no Centro, em local de fácil acesso, e pela proximidade com o Parque”, relatou, em resumo.
População merece
Em 2022 e 2023 o trabalho foi tanto no sentido de definir o projeto, o desenho do prédio e as características técnicas, quanto das soluções de financiamento para uma obra que é complexa e será um marco na saúde de Diadema.
“A cidade e a população merecem um hospital como esse”, reforçou, em suma.
“Um hospital à altura da cidadania dos nossos moradores”, completou, da mesma forma, a secretária de Planejamento e Gestão, Fatinha Queiroz.
A administração tem dialogado com moradores da Rua Almirante Barroso, onde desde os anos 1970 está instalada a sede do Poder Executivo de Diadema.
As conversas são sobre o processo de remoção da estrutura do Paço.
O novo Hospital Municipal será erguido no mesmo endereço e ficará anexo ao Parque do Paço.
Serão 12 andares, com 212 leitos, incluindo unidades de terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal.
Além de centro de diagnóstico, cirurgia, ortopedia, obstetrícia, saúde mental e emergência, em um edifício que vai contar com 12 pavimentos.
O Ministério da Saúde já garantiu o repasse de R$ 287 milhões para as obras.