Por Guttemberg Guarabyra*
Hoje, não existe mais o Brasil da primeira vez em que entrei no Bar Cervantes, em Copacabana. Eu tinha dezoito anos. Havia acabado de sair do Teatro Jovem, em Botafogo, onde fizera minha primeira audição pública numa feira de música popular. Paulinho da Viola me apresentou. Na feira, que acontecia todas as sextas à meia-noite, um artista já consagrado apresentava os novatos. Na minha noite, o apresentador era Paulinho. Consultou uma ficha de papel e anunciou:
— Temos aqui um compositor…
Examinou novamente a ficha. Pelo visto, não constava nenhuma informação complementar. Chegou então bem próximo e perguntou:
— Você é compositor o quê…?
Claro que a resposta merecia cuidadosa reflexão. Porém, o público em silêncio aguardava um esclarecimento. Nara Leão, na plateia, tinha os olhos fixos em mim. Lembrei-me de que as músicas falavam de sertão. Sapequei:
— Rural.
Murmúrios, alvoroço. Paulinho ajeitou o pedestal do microfone à minha frente, e assim fiz minha grande estreia já estigmatizado por mim mesmo de “compositor rural”. No fim, choveram aplausos. Saí-me bem.
Daí, fui incluído na seleta turma do Cervantes. Naquela ocasião, em que fui admitido pela primeira vez, estavam presentes Nelson Lins e Barros — musicólogo, letrista de Carlos Lyra e que seria um de meus maiores incentivadores no futuro —, Chico Buarque, Caetano, Gil, o próprio Paulinho, Sidney Miller, Capinam, Marieta Severo — que começava seu namoro com Chico — e muitos outros. Todos em início de carreira. A estrela maior era Chico, que havia estourado com A banda.
Os outros aguardavam a vez. Caetano ainda era pré-Alegria Alegria; Capinam pré-Ponteio; Gil pré-Domingo no Parque. Cantaram músicas belíssimas. Saí de lá atordoado, achando que jamais conseguiria fazer coisas tão bonitas, e encantado com o prato que comera pela primeira vez: filé à milanesa com purê de batata. Passou a ser meu preferido, a ponto de fazê-lo o predileto também do personagem central de meu livro infantojuvenil O Outro Lado do Mundo.
No entanto, uma pessoa que ainda não citei impressionou-me profundamente naquela noitada: o maestro Guerra Peixe. Parecia um sapo. O bar ficava a cem metros do edifício onde morava. Chegava direto dos concertos, pendurava o smoking no espaldar da cadeira, abria a camisa, dando liberdade à sua imensa barriga, refastelava-se no assento. O garçom servia-lhe automaticamente um chope gelado, e o legendário maestro, crítico de Villa-Lobos, autor de imensa e magnífica obra desconhecida ainda hoje, tornava-se um dos nossos. O único veterano e venerável entre todos.
Certa noite, já enturmado no grupo do Cervantes, fui convidado com grande mistério por Nelson Lins e Barros a participar de um encontro na casa do maestro Guerra Peixe. Era uma reunião do Partido Comunista. Fiquei surpreso ao saber que tanto Nelson quanto ele faziam parte de uma célula do Partidão da qual participavam apenas musicistas. Subimos ao apartamento. O maestro abriu-nos a porta e recebeu-me com um tapinha na cabeça. O amplo apartamento tinha uma segunda sala onde se daria a discussão. Todos já haviam chegado: Ester Scliar, a grande professora e compositora dodecafonista; Geni Marcondes, a primeira mulher arranjadora de que tive notícia no Brasil — era dela o arranjo vitorioso de A banda —; e o incrível maestro Gaya, talvez o mais completo arranjador brasileiro, se não existisse também Radamés Gnatalli. Fui apresentado a todos. Gaya já tinha ouvido falar de minhas músicas e disse que gostaria de escutá-las. Foi servido um cafezinho. Depois, pediram que eu esperasse na outra sala, onde havia uma tevê.
Ao final da reunião secreta chamaram-me de volta. Foi então que se deu a cena de que quero falar: Guerra Peixe, inesperadamente, surgiu com algumas partituras e as distribuiu entre os outros. Informou que era um chorinho que lhe viera à cabeça na noite anterior. Confirmaram o tom. E, a um comando dele, passaram a solfejá-lo.
Fiquei ali, estarrecido, emocionado, vendo os maestros comunistas solfejando, com contrapontos, fugas e outras peripécias, o chorinho mais comovente que já escutei em toda a minha vida.
Não existem mais. Nem eles nem aquele Brasil. Mas o Cervantes continua firme na Rua Prado Júnior. Com o mesmo filé à milanesa com purê que o compositor rural veio saborear novamente, sentindo as belíssimas músicas ainda ecoando pelas velhas paredes — bêbado de saudade.
Música do dia
- Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Francisco, Interior da Bahia, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro, cronista de ABCD REAL, publica, às segundas e sextas-feiras crônicas de seu livro “Teatro dos Esquecidos” e outras.
- O livro pode ser adquirido pelo https://editorathoth.com.br/produto/teatro-dos-esquecidos/106
- Esta crônica, por exemplo, “Bêbado de saudade” , está nas páginas 67, 68 e 69 dessa publicação imperdível, do mesmo nome.
- Entre os maiores sucessos de Guarabyra como compositor e cantor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra Vez na Estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá), “Espanhola” (com Fávio Venturini), “Dona” e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas publicadas na grande imprensa, entre elas, em conclusão, o Diário Popular.