Em audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Caetano do Sul nesta segunda-feira (29.04), a secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli, apresentou um balanço da pasta relativa ao exercício de 2023.
Inicialmente, ela apresentou, em números, um breve cenário da Rede Municipal de Educação nesse período. A Secretaria Municipal de Educação chegou ao final do ano atendendo 20.495 estudantes, trabalho realizado por uma equipe de 4.091 servidores distribuídos em 46 escolas de Educação Infantil e 20 de Ensino Fundamental, além de duas de Ensino Médio, uma escola de Educação Profissional Técnica e uma de Educação de Jovens e Adultos. “Temos, também, cerca de 5 mil estudantes nas quatro unidades de educação complementar (Escola de Ecologia, Escola de Idiomas, Escola de Novas Tecnologias e Celef, Centro de Estudos de Línguas) ”, detalhou a secretária.
Minéa Fratelli também prestou contas de programas e projetos desenvolvidos pela rede, como, por exemplo, o Educatech, que recebeu um investimento de quase 25 milhões de reais. Por meio desse programa foi feita a locação de dois mil chromebooks a todos os professores da rede e mais 6.190 para atender às necessidades de todas as turmas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, além de 466 telas interativas para equipar todas as salas de aula da rede municipal.
Também implantado no ano passado, o ProNutri, Programa de Educação Nutricional, levou às escolas hábitos alimentares mais saudáveis por meio das hortas escolares, e melhorias no cardápio da alimentação escolar, contando com o apoio do programa Mães Acolhedoras.
Em 2023, além dos já tradicionais benefícios dos Auxílios Uniforme, Material e Transporte Escolar, a Prefeitura também implantou os programas Renda Educação e Renda Educação Especial. O Programa Renda Educação investiu quase 400 mil reais para beneficiar 2160 alunos em situação de vulnerabilidade econômica. No Programa Renda Educação Especial, voltado a todos os alunos da Educação Especial, foram investidos quase 159 mil reais.
A secretária também destacou importantes ações pedagógicas como o programa Territórios Conectados, que articula as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência e Inclusão Social para dar assistência integral aos alunos da rede, e o programa Primeiríssima Infância, que tem o foco na faixa de 0 a 3 anos de idade.
Na área de infraestrutura, a Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Educação, tem realizado diversas obras de revitalização, além da manutenção rotineira das unidades de ensino. Em 2023 foram finalizadas intervenções na EMI Alice Pina, EMEI Marilene Larocca, Emi Josefina Cipre Russo, EMEI José Ferrari, EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza e EMEI José Auricchio.
A valorização do magistério também foi abordada pela secretária. “Nosso planejamento estratégico focou bastante nos recursos humanos. Investimos na organização da carreira dos professores e na equiparação do piso salarial, tivemos a aprovação de lei de um terço de formação na jornada de trabalho e a lei da função gratificada para os gestores, implementamos processo seletivo de gestores e a redução de jornada para determinados grupos de servidores”, enumerou a secretária.
Minéa Fratelli destacou que todo o trabalho realizado pela Seeduc tem ocorrido em constante diálogo e articulação com as famílias dos alunos, com apoio da Comap, a Comissão Municipal da Associação de Pais. “Temos reuniões mensais para discutir a implantação das políticas educacionais e questões específicas das escolas”, destacou a secretária.
Ao final de sua explanação, a secretária abriu espaço para perguntas dos vereadores e dos munícipes presentes na audiência. Toda a audiência está disponível na TV Câmara, pelo link https://web.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=
Fotos: Eric Romero / PMSCS