A população poderá contribuir até 26 de abril para eleger as ações que deverão ser priorizadas no orçamento do ano que vem
Mauá prorrogou o prazo para receber as sugestões, por meio de consulta pública, para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.
O prazo agora se encerra na sexta-feira (26.04). Essa iniciativa visa promover a participação ativa da comunidade no planejamento orçamentário da cidade, garantindo que as necessidades e prioridades elencadas pelos cidadãos sejam consideradas no processo decisório.
Quem quiser participar deve acessar o site da Prefeitura (maua.sp.gov.br) ou o link: https://sistemas.maua.sp.gov.br/ldo/, e seguir as instruções.
Os programas e as ações de governo de Mauá relacionados na consulta pública foram instituídos a partir da Lei nº 5.798/2021.
Ela dispõe sobre o Plano Plurianual – PPA, e consiste em um planejamento de médio prazo para o município.
Assim, os objetivos estratégicos da administração pública para o período de quatro anos abrange os anos de 2022 a 2025.
Ações governamentais
Os programas agregam um conjunto de ações governamentais e buscam viabilizar um determinado objetivo.
Entre eles, por exemplo, executar ações de assistência social junto à população socialmente vulnerável.
Da mesma forma, garantir o abastecimento dos medicamentos essenciais da assistência farmacêutica.
Além disso, promover ações que estimulem o turismo no município.
Enfim, ampliar o número de vagas na rede municipal de ensino público por meio de novas escolas e de reforma/ampliação de unidades já existentes.
As ações, por sua vez, organizam e detalham, da mesma forma, a classificação orçamentária e representam um conjunto de operações das quais resultam bens e serviços públicos.
Tanto programas, como ações, são dotados, em suma, de metas físicas e financeiras que servem para medir e orientar, ano a ano, o seu desenvolvimento.
Hoje, a Prefeitura possui, em conclusão, cerca de 100 ações finalísticas, aquelas diretamente ligadas à prestação de serviços e investimentos públicos em áreas fins, tais como, Saúde, Educação, Assistência Social, Saneamento, Esporte, Cultura, Segurança Pública e Meio Ambiente, organizadas em 12 eixos temáticos.