Organizações da sociedade civil prometem se mobilizar na Câmara e ir às ruas de todo o País contra a PEC 45

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated

Organizações da sociedade civil prometem se mobilizar na Câmara e ir às ruas de todo o País, em primeiro lugar, contra a PEC 45

A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa) e diversas organizações da sociedade civil prometem, acima de tudo, mobilizar a Câmara dos Deputados e levar para às ruas de todo o País o debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2023, que propõe alterar o artigo 5º da Constituição Federal para criminalizar a posse e o porte de maconha e de qualquer outra droga ilícita, independe da quantidade.

Aprovada na terça-feira (16), em dois turnos, no Senado, entidades alertam que a medida pode resultar na criminalização de um em cada cinco brasileiros.

A PEC 45/2023, de autoria do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), teve 53 votos favoráveis e nove contrários no primeiro turno, e 52 favoráveis e nove contrários no segundo turno.

Com os trabalhos finalizados no Senado, a proposta seguirá para a análise da Câmara dos Deputados e, para que a mudança seja incluída na Constituição, ela precisa ser aprovada nas duas Casas do Congresso Nacional.

A antropóloga Luana Malheiro, especialista em saúde coletiva e ativista da Renfa, considera a PEC do Senado um retrocesso na garantia de direitos fundamentais.

Ela explica que a medida vai na contramão do que o mundo está fazendo em termos de políticas de acolhimento e redução de danos.

Destaca que a proposta vai agravar ainda mais a guerra às drogas, com preço mais alto para a juventude negra e periférica, seja pela privação de liberdade ou pelas vidas perdidas.

Mais danos do que proteção

“A criminalização produz mais danos à sociedade do que proteção. Não vamos recuar após a aprovação no Senado. Agora é hora de dobrar esforços e mobilizar deputados e deputadas. Vamos levar o debate às ruas para que a PEC não avance na Câmara. Caso isso aconteça, essa mudança será gravada nas cláusulas pétreas da Constituição e será muito mais difícil removê-la de lá”, explicou.

Na luta para barrar a PEC 45, organizações da sociedade civil contribuíram nos últimos meses com debates no Senado acerca da proposta.

Às vésperas da votação, na segunda-feira (15), foi realizada uma sessão de debates na Casa Legislativa.

A mesma contou com a participação de senadores indecisos e especialistas na área da saúde, drogas e campo jurídico.

Em sua maioria, eles explicaram aos parlamentares que a proposta abre um precedente de ameaça à democracia.

Além disso, aos mecanismos de manutenção da garantia de direitos.

Na mesma data, as entidades realizaram, em conclusão, protesto em frente ao Senado denunciando que a PEC pode gerar uma onda de violência sem precedentes no País.

You may also read!

BRK participa de expedição fotográfica com alunos do Instituto Maria Mercês em nascente do rio Tamanduateí

Empresa realizou uma roda de conversa com os alunos e destacou o avanço do serviço de saneamento A BRK, concessionária

Read More...

Ribeirão Pires elege Conselho Municipal de Mobilidade Urbana neste sábado (28.02)

Votação acontece na sede da Guarda Civil Municipal, e define representantes da sociedade civil para o mandato 2026–2028 A Secretaria

Read More...

Café da Manhã em homenagem às mulheres acontece no CIESP de Diadema na quarta (04.03)

Iniciativa tem, além disso, o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu