São Bernardo será o primeiro município do Estado a ter um equipamento público exclusivo voltado ao tratamento de pacientes com TEA; anúncio foi feito durante 2º Autista’s Day
A proposta é, em primeiro lugar, ampliar a promoção de visibilidade e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ofertar o melhor tratamento para estes pacientes.
Por isso, o prefeito Orlando Morando confirmou neste domingo (07.04), na 2ª edição do Autista’s Day, a implantação em São Bernardo do primeiro centro de referência público para atendimento de pacientes com TEA.
O novo equipamento deve ser entregue ainda neste ano.
Com articulação da deputada estadual e primeira-dama, Carla Morando, também presente no evento deste domingo, São Bernardo será a primeira cidade do Estado a ter um equipamento público exclusivo voltado ao tratamento desses pacientes.
O Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista será viabilizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
O novo equipamento será fundamental para o diagnóstico correto de pacientes, assim como, para a oferta de equipe multiprofissional capacitada para acolher e atender este público, conforme explica o prefeito.
“A população com o diagnóstico de autismo está cada vez mais crescente. Por isso, a instalação deste equipamento público será fundamental para o reconhecimento precoce dessa população, assim como na oferta do tratamento mais adequado para essas pessoas”, relatou.
Autista’s Day
Ao lado de secretários municipais e autoridades, o chefe do Executivo reforçou ainda as ações já realizadas pelo município com foco no atendimento de pessoas com TEA.
Entre elas o próprio Autista’s Day que, segundo ele, deve permanecer como legado, de quem estiver à frente da administração municipal
“Não é uma ação que nos requer grandes investimentos, não tem uma grande atração musical, mas envolve sentimento”, disse.
E prosseguiu: “São os pequenos gestos que transformam estes acontecimentos em grandes sucessos.”
”Isso reforça o nosso compromisso com essa população, principalmente no sentindo de integração junto da sociedade, dando cada vez mais visibilidade a estas e outras causas”, complementou.
Mais inclusiva
E tem mais, além da conquista do 1º Centro de Referência ao Transtorno do Espectro Autista, como parte das políticas públicas para as pessoas com TEA.
Neste ano, a rede municipal de educação de São Bernardo passou a integrar mais de mil colaboradores nas salas de aula.
isso para cuidar das crianças com autismo e outras condições, necessárias de atenção especial.
Fotos: PMSBC