Turma foi apresentada ao objetivo das aulas e participantes puderam, em primeiro lugar, debater o que esperavam da formação
Em parceria da Secretaria de Assistência Social e da Prefeitura de Diadema (SASC), o Instituto de Ação Social Eneas Tognini realizou, na sexta-feira (08.03), uma aula introdutória ao curso de formação de cuidadores de idosos.
A iniciativa, pioneira na cidade, partiu, acima de tudo, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
A ideia de trazer o programa para Diadema, segundo a coordenadora do Eneas, Erica Prudente, se deu a partir do aumento da demanda por cuidados dos idosos.
“O último censo do IBGE, em 2022, mostrou que a população idosa cresceu 90% no município, o que aumenta a procura por este tipo de assistência”, afirmou, por exemplo.
“Como muitos adultos não têm paciência ou disponibilidade para cuidar dos mais velhos, o nosso programa entra para prestar ajuda a essa população tão vulnerável”, completou, da mesma forma, a coordenadora.
Diferencial
A organizadora do curso, Rose Magalhães, apresentou o diferencial da formação, que prioriza a qualidade do profissional.
“O nosso foco é desmistificar o ato de assistir uma pessoa mais velha e debilitada. Não é simplesmente sentar, olhar, dar comida e ir embora”.
“Vamos ensinar a como criar um vínculo para ser melhor naquilo que faz, para se destacar no mercado de trabalho”, complementou Rose.
A aluna e técnica de enfermagem, Ana Cristina de Oliveira, explicou por que quis investir na área de cuidadora.
“Por meio dos meus cuidados, quero humanizar a relação entre cuidador e idoso. Ir além de, simplesmente, dar remédios e trocar fraldas”.
“Meu foco principal é a confiança. Estabelecer um laço de cuidado e de companheirismo”, completou a técnica.
O encontro terminou com um bazar beneficente de livros e roupas. Os lucros serão revertidos, em conclusão, para manter o projeto.