Apresentações culturais, ginástica e serviços voltados ao bem-estar feminino movimentaram, acima de tudo, a Vila do Doce na sexta-feira (08.03)
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu na sexta-feira (08.03), em primeiro lugar, programação especial com atividades na Praça Central da Vila do Doce.
Além de caminhada, atividades físicas com alongamento, aula de ritmos, atrações culturais e serviços gratuitos foram ofertados ao público feminino.
A abertura contou, por exemplo, com a participação do prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
Além dele, marcaram presença a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lígia Volpi, e outras autoridades e mulheres representando o Poder Público.
Moradora do Jardim Esperança, Maria das Graças Rodrigues, de 67 anos, participou da aula de ritmos.
“Gosto muito de dançar e esse espaço é muito importante para dar visibilidade para nós mulheres”, disse.
Sorridente, Maria contou, por exemplo, que iria aproveitar a oportunidade para aferir a pressão e cuidar mais da saúde.
“Tenho que aproveitar a ocasião para cuidar um pouco de mim”, ressaltou, em resumo.
Conscientização
Mais do que comemorar, a ação teve objetivo conscientizar sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Houve a demonstração do aplicativo ANA.
Também do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Mulheres, voltada ao atendimento de moradoras em situação de violência.
E do projeto Girassol, iniciativa do Ministério Público de SP, OAB de Ribeirão Pires e Coordenadoria de Mulheres.
Durante a atividade, a Secretaria de Saúde, por meio do SAE (Serviço de Atenção Especializada), reforçou as ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis, disponibilizando testes rápidos para diagnósticos de HIV, Sífilis e Hepatites.
Distribuiu preservativos masculinos, femininos e gel.
Segundo a SAE, foram 43 testes rápidos, distribuídos 800 kits de preservativos e cerca de mil pessoas foram receberam orientações e materiais informativos.
O público pode participar, da mesma forma, do alongamento e das atividades de danças e esporte oferecidas pela Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP) e por professoras da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
A apresentação musical com Clécio Braga também foi, em suma, atração do evento, além de dança cigana de participantes do CRI (Centro de Referência do Idoso).
“Todos os dias devemos celebrar e lutar pelos direitos das mulheres. Ações como essa mostram que, na Prefeitura, é possível encontrar respaldo em todos os equipamentos, entre eles auxílio na área da saúde, jurídico e social”, ressaltou, em conclusão, o prefeito Guto Volpi.