Mobilização envolve estudantes, famílias e profissionais da educação;
São atividades como jogos, exposições e caminhadas no entorno das unidades escolares com alertas sobre o Aedes aegypti
As unidades escolares de São Bernardo organizaram, em primeiro lugar, uma série de atividades voltadas à conscientização e ao combate ao Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana, para este sábado (24.02).
A mobilização envolve, portanto, todas as EMEBs de Ensino Fundamental, incluindo profissionais da educação, estudantes e seus familiares.
Isso, acima de tudo, com exposições, jogos, brincadeiras, apresentações musicais, oficinas e caminhadas para conscientização e entrega de panfletos.
Conforme explica a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini, toda a cidade está envolvida na mobilização e conscientização para o combate ao Aedes aegypti, num trabalho conjunto com a Secretaria da Saúde.
Multiplicadores
“As crianças e estudantes da nossa rede de ensino assumem o papel de multiplicadores, auxiliando no processo de conscientização de familiares, amigos e vizinhos, levando informações capazes de promover mudanças de atitude eficazes frente aos riscos para a saúde pública que o mosquito Aedes aegypti pode representar”, observa.
Na semana de 19 a 24 de fevereiro, as unidades escolares desenvolveram atividades preparatórias para o sábado.
Elas estimulam o diálogo sobre a relevância de ações coletivas para promover a preservação da saúde pública.
“Durante as aulas, a gente conseguiu tirar algumas dúvidas e aprender mais sobre a dengue e sobre o mosquito, que causa outras doenças também. A gente está bem mais atento”, comenta a aluna do 5º ano da EMEB Lopes Trovão, Nicole Silva Ribeiro, 11 anos.
Para o sábado, a EMEB Lopes Trovão preparou atividades que serão realizadas por toda a comunidade escolar, como jogos com os estudantes e famílias (trilha da dengue, jogo da memória), exposição de cartazes e textos informativos realizados durante a semana, além de uma caminhada pelo entorno da unidade escolar com entrega de panfletos liderada por alunos veteranos com uma fanfarra e grito de guerra.
Já na EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana, a programação contará com apresentações musicais e oficinas.
Além de caminhada pelo entorno da escola para conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti.
Os estudantes da EMEB Gofredo Teixeira da Silva Telles prepararam jogos online, percurso para matar o mosquito com os professores de educação física e uma mosquitoeira.
Mobilização
As ações das unidades escolares ampliam a mobilização que vem sendo realizada pela Prefeitura para o combate à dengue desde janeiro.
No sábado passado (17.02), por exemplo, houve mutirão com cerca de 1.000 voluntários, profissionais integrantes da Administração Municipal.
Eles realizaram, em conclusão, 2.000 vistorias em imóveis de diversos bairros, liderados pelos agentes de endemias da Secretaria da Saúde.