Tradicionalmente, durante o período da quaresma, os peixes ganham mais destaque nos pratos dos brasileiros.
Por isso, as redes varejistas reservam maior espaço a eles, afim de o consumidor ter uma jornada de compra completa.
Na Coop, portanto, não é diferente, pois a categoria está em evidência.
Em 2023, a peixaria representou 0,70% do faturamento da rede, e no negócio dos perecíveis representou 1,5% do faturamento.
Neste ano, em comparação ao ano anterior, a área comercial prevê um crescimento na ordem de 10% nas vendas de pescados.
“Bacalhau do porto e os peixes salgados como Zarbo, Saithe e Polaca do Alasca, além de tilápia, merluza, cação e salmão são os mais procurados no período da quaresma. Quanto ao mix, o principal incremento é sempre na variedade de cortes de bacalhau e de peixes salgados”, destaca, em resumo, Marcos Rodrigues, gerente comercial.
Para os demais tipos de peixe, a rede trabalha conforme a disponibilidade do mercado, uma vez que essa categoria sofre com o impacto do “defeso”, o que impossibilita ter à disposição dos consumidores alguns tipos de peixes, mesmo na sazonalidade.