Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, morreu na madrugada desta segunda-feira, em Franca (SP), aos 97 anos de idade.
Ela morreu em casa por causas naturais, segundo as primeiras informações.
O velório está marcado para as 10h no Velório São Vicente e o enterro previsto, da mesma forma, para as 16h no Cemitério da Saudade.
Em luto, todas as lojas da empresa em Franca permanecem fechadas, portanto, nesta segunda-feira.
Natural de Cristais Paulista (SP), a tia da famossíssima empresária Luiza Helena Trajano é conhecida por ter sido uma vendedora muito popular em Franca.
Fundou com o marido, em 1957, em primeiro lugar, a primeira unidade daquela que se tornaria uma das maiores redes varejistas do País.
O sonho do casal Luiza e Pelegrino Donato era constituir um comércio para gerar emprego para toda a família na cidade do Interior paulista.
Concurso para o nome
Com o objetivo de escolher novo nome para a loja de presentes comprara em 16 de novembro de 1957, o casal criou um concurso cultural numa rádio local, convidando os clientes a dar sugestões.
Luiza, acima de tudo, era uma vendedora muito popular na cidade, e os ouvintes escolheram o seu nome. Assim, surgia o Magazine Luiza.
Em 1976, com a aquisição das Lojas Mercantil, o Magazine Luiza abre as primeiras filiais em cidades do interior de São Paulo.
Sete anos depois, em 1983, o grupo inicia sua expansão para cidades do Triângulo Mineiro.
Em 1991, o grupo inicia um novo ciclo, com Luiza Helena Trajano , sobrinha da fundadora, assumindo o comando da empresa.
Um ano depois, as primeiras lojas virtuais da varejista são inauguradas, e a rede chega ao Paraná e ao Mato Grosso do Sul em 1996.
A rede varejista amplia sua presença na web com a inauguração, em 2000, do site www.magazineluiza.com.br.
Um ano depois, em parceria com o Itaú Unibanco, é criada a Luizacred.
Em 2003, a rede Magazine Luiza foi considerada, em conclusão, a melhor empresa para trabalhar no Brasil, a primeira varejista do mundo a receber esse título do Instituto Great Place to Work.