Aprovado projeto de Marcelo Lima que cria Estatuto da Pessoa com Doença Rara

In ABCD On

O projeto de lei apresentado por Marcelo Lima, que cria o Estatuto da Pessoa com Doença Rara, foi aprovado na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.A proposta tem como objetivo assegurar direitos fundamentais, acesso ao tratamento adequado e inclusão social desse grupo de pessoas.

O projeto de Lima propõe a implementação de políticas públicas voltadas para a prevenção e cuidados, incluindo o acesso universal, equânime e integral a tratamentos adequados por meio do Sistema Único de Saúde; produção e divulgação de informações técnicas e científicas; e o estímulo à prevenção dessas doenças.

Inicialmente, a proposta englobava também as doenças crônicas no mesmo estatuto. Contudo, o texto aprovado foi um substitutivo da relatora, a deputada Rosângela Moro, que retirou as doenças crônicas do estatuto.

A proposta define como doença rara aquela que afeta até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos, seguindo o critério de prevalência recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estima-se que existam no Brasil cerca de 8 mil tipos de doenças raras e, apesar do nome, elas afetam 13 milhões de pessoas no país.

Ainda resta a análise conclusiva pelas comissões de Finanças e Tributação, bem como de Constituição e Justiça e de Cidadania, para que o projeto prossiga em sua tramitação legislativa.

You may also read!

Olhar para a sustentabilidade marca reinauguração da Policlínica Vila Helena

Inaugurado em 1976 pelo então prefeito, Antônio Pezzolo, equipamento terá cisterna, captação de água da chuva, piso permeável e

Read More...

Clovis Volpi apto a disputar eleições de 2026, segundo entendimento do TSE

Pré-candidato a deputado estadual segue, em primeiro lugar, conversando e reforçando base para corrida eleitoral de 2026 O pré-candidato a

Read More...

Prefeito Tite Campanella se reúne com governador Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (16.04) com o governador Tarcísio de Freitas. O

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu