O Mestre do Jornalismo, do Rádio, da Tevê, da Comunicação, Salomão Ésper, comemora 91 anos de idade nesta segunda (26/10).
Falamos rapidamente por telefone, por volta de 18h, quando liguei para, em primeiro lugar, cumprimentá-lo.
Como sempre, foi extremamente gentil e elegante.
Pedi, além disso, uma entrevista para o meu programa de tevê, e ele na hora concordou. Vamos só acertar as agendas.
Cláudio Junqueira, jornalista, autor de “Esse Gato Ninguém Segura” – a história de O Pulo do Gato, topou, então, participar.
Tem tudo para ser uma entrevista histórica!
Carreira
Salomão, se é que alguém não o conhece, nasceu em 1929, em Santa Rita do Passa Quatro, formou-se em Direito, mas começou na rádio em Pirassununga (ou seria Piraçununga, em respeito à língua Tupi e à excelência em Português de Salomão?).
Então, seu primeiro contato foi quando cursava o ensino médio, visando à Faculdade de Direito. Estagiou na ZYI3, Difusora de Pirassununga, que lembrava a Cultura de Araraquara. Isso por volta de 1946.
Em 1948, fez um concurso na Rádio Cruzeiro do Sul (depois Piratininga), na Praça do Patriarca. Lá, informava a hora certa sob as badaladas do Mosteiro de São Bento.
Quatro anos mais tarde mudou para a Rádio América, do Grupo Bandeirantes, onde foi superintendente por vários anos.
Apresentou por décadas o Jornal Gente, ao lado dos saudosos José Paulo de Andrade e Joelmir Betting, no início, quando o programa sucedeu o famoso O Trabuco, de Vicente Leporace.
Em 8 de fevereiro de 2019, Salomão deixou o Jornal Gente para fazer parte do Rádio Livre a partir do dia 11 do mesmo mês.
Em setembro do mesmo ano, uma longa entrevista ao Jornal Gente marcou sua retirada das atividades profissionais.
Entre 1970 e 1977, participou do telejornal Titulares da Notícia, na tela da Band.
Em 1982, comandou o programa de entrevistas Jogo da Verdade, na TV Cultura. O programa foi marcado, certamente, pela última entrevista de Elis Regina, em janeiro daquele ano.
Nesta segunda, Salmão foi homenageado com uma live de 1h30 promovida por Luiz Fernando Maglioca, grande ex-diretor da Bandeirantes.
Participaram vários colegas de trabalho, filho, filhas, neto e genros. Trabalho lindo do Maglioca.
Em conclusão, muito mais todos saberão nessa entrevista a ser agendada. Até breve!