Central de Triagem de Resíduos vira espaço de educação ambiental na Feira do Natal Solidário

In ABCD On
Foto: Divulgação

Cooperativa triou materiais recicláveis nos três dias de festa

Entre atrações musicais, de lazer e as diversas opções gastronômicas, a Central de Triagem Compacta de Resíduos Recicláveis, instalada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) na Feira do Natal Solidário, se consolidou como um espaço de sensibilização e educação ambiental para a geração de resíduos.

Cerca de 110 quilos de materiais recicláveis foram triados nos três dias de festa, que recebeu a visita de quase 200 moradores.

O equipamento, projetado para aumentar o reaproveitamento de materiais secos gerados no evento, operou na passagem de pedestres subterrânea que liga o estacionamento do Paço à Avenida José Caballero e contou com apoio da Cooperativa Cidade Limpa, responsável pela separação dos resíduos durante toda a festa.

Para que os frequentadores pudessem fazer a disposição correta dos materiais, havia diversos Postos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelo local.

“Além da questão operacional e de fomentar a melhora da separação de resíduos nos eventos, contribuindo para a renda dos cooperados, o espaço também contribui para que os munícipes conheçam mais dos trabalhos do Semasa e como os programas geram impactos positivos para o meio ambiente e para a cidade”, explica o superintendente adjunto da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.

Ao longo da passagem, o Semasa montou uma estrutura com exposição dos projetos, ações e serviços da autarquia e que integram a gestão de resíduos sólidos de Santo André, como o programa Moeda Verde, o projeto De Volta pra Sala, Composta Santo André, Ponto Limpo, Gincana Ecológica e Breshopping Sustentável. Agentes do Departamento de Resíduos Sólidos conduziam os visitantes por todo o espaço, explicando as diversas iniciativas socioambientais aplicadas no município, com o objetivo de sensibilizar os interessados sobre a importância da reciclagem e vida útil do Aterro Sanitário.

“Conheci o espaço e fiquei muito surpreso com a organização e separação para o descarte. Também achei bastante interessante o projeto sobre compostagem, que não conhecia.”, disse o morador Maurício Cocci, que passou pela Central neste domingo (10).

A Feira do Natal Solidário foi o terceiro evento promovido pela prefeitura em que a Central de Triagem Compacta esteve presente. Em junho, o equipamento estreou no Arraial Solidário e, depois, funcionou ao longo do Festival de Inverno de Paranapiacaba.

You may also read!

Ancelotti celebra Carnaval de São Paulo encontra ídolos da Seleção no Camarote Bar Brahma

Técnico italiano vivencia, em primeiro lugar, experiência do Carnaval paulistano a convite de Brahma Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti

Read More...

Com arrecadação do Aviva SBC, eventos apoiados pela Prefeitura superam 82 toneladas de alimentos em São Bernardo

Mantimentos recebidos desde 2025 pelo Fundo Social, por meio de ingresso solidário, são destinados a famílias em maior vulnerabilidade São

Read More...

Saiba como a água da Billings tende a reforçar resiliência hídrica de São Paulo

Interligação da represa com o Alto Tietê levará, por exemplo, 4 mil litros de água por segundo à região,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu